Como escolher a melhor Agência de Marketing Médico para sua clínica?

Confira 7 dicas essenciais na hora de escolher uma agência de marketing para divulgar sua clínica ou consultório.

Instituições de saúde sempre buscam acolher e auxiliar as pessoas que as procuram. Desse modo, melhorar o atendimento aos(às) pacientes está sempre no horizonte. Porém, hoje precisamos reconhecer que a jornada do(a) paciente não começa mais com a primeira consulta, mas sim com uma pesquisa na internet.

Para sua clínica, hospital, consultório ou laboratório ter uma boa posição no mercado atual é necessário ser um dos resultados mais vistos quando se busca na internet o serviço que você e sua equipe médica prestam.

Caso contrário, suas habilidades, preparo técnico e instalações de alto nível podem ficar ociosos.

Confira abaixo algumas dicas e recomendações para te ajudar na escolha de uma agência de marketing médico:

solicite orcamento aqui 1

1 - Perfil ideal da Agência de Marketing Médico

Sem dúvida, conhecimento sobre o seu mercado de atuação, a cultura da sua área de especialização e experiência profissional com o universo da saúde agregam valores a uma agência de marketing médico.

Mas, ainda que uma agência de marketing não tenha esses atributos, ela pode ser a sua melhor opção se oferecer algo primordial: atenção individualizada às suas necessidades e objetivos.

Algumas agências são focadas em um ou outro aspecto do marketing médico, dê preferência para aquela que oferecer o serviço mais completo ou mais adequado ao seu caso.

Questões éticas, especialmente as relacionadas à propaganda, e limitadas por códigos de conselhos de classe da área da saúde também devem estar no radar da agência de marketing médico.

2 - Estratégias de Marketing Médico

Sabemos que cada paciente é único(a), ainda que sigam modelos anatômicos e fisiológicos gerais, a simetria bilateral, por exemplo, não é tão exata, e nem os sintomas seguem à risca descrições nosológicas consagradas.

Existem diversas estratégias de marketing médico baseadas na jornada do paciente que precisam ser mapeadas e customizadas para cada situação.

Assim é, da mesma forma, quando lidamos com campanhas de marketing digital: cada uma deve se adequar às dimensões individuais de cada clínica que promovemos.

A construção de uma estratégia de marketing médico sob medida para sua clínica, consultório, laboratório ou hospital fará toda diferença em termos humanos, e não só em custo benefício financeiro.

3 - Captação de Pacientes através de dispositivos móveis

Você possui um marketing digital pensado para que os(as) usuários(as) da internet se tornem seus(uas) pacientes?

O website criado pela agência de marketing para sua clínica é mobile first? Quanto tempo o site demora para carregar em dispositivos móveis?

Você possui páginas de captura e botões flutuantes pensados para a captação através de celulares e smartphones?

Algumas destas perguntas são cruciais, sobretudo após a mudança no algoritmo do Google que ocorreu recentemente, atribuindo maior peso para a experiência na página de destino.

A agência de marketing médico deve se ater a uma linguagem escrita e visual compatíveis com sua identidade profissional quando promover sua presença digital.

Nossa agência digital desenvolve materiais que se adaptam bem a quaisquer plataformas digitais que o(a) paciente utilize, numa linguagem atraente e utilizando técnicas que posicionam sua instituição de saúde nos primeiros resultados do Google, do youtube e de outros buscadores online.

solicite orcamento aqui 1

4 - Sua agência metrifica dados anonimizados dos pacientes?

Sua clínica já tem mapeado os passos da jornada do(a)seu paciente ideal? Faz isso respeitando a privacidade deles?

Conversar com sua agência de marketing médico e verificar como ela está lidando com os dados pessoais dos pacientes se tornou essencial para um bom marketing médico.

Cada passo dado aproxima mais a pessoa interessada nos seus serviços a agendar uma consulta e se tornar, de fato, um(a) paciente.

Isso se torna ainda mais imprescindível se lembrarmos que atualmente a maior parte das pessoas busca indicações online para os mais variados tipos de serviços, inclusive os de saúde.

E essas buscas acontecem muitas vezes em dispositivos móveis, como smartphones e tablets. É imprescindível que seu site, aplicativo ou perfil em redes sociais seja pensado para essas plataformas também.

5 - Sua clínica depende de indicações e recomendações?

Mesmo na internet a famosa propaganda boca a boca é uma das melhores maneiras de captar pacientes e deve ser potencializada.

É como uma pesquisa de opinião espontânea, onde o custo é aquele já previsto no seu orçamento.

Todavia, o alcance espontâneo deste tipo de ação é limitado, ainda que uma das pessoas que promova sua clínica ou consultório seja uma celebridade.

Na maioria dos casos é preciso fazer sua clínica ser conhecida, e, sobretudo, buscada, através de outras maneiras de divulgação online mais previsíveis e escaláveis.

O inbound marketing médico, ou marketing de atração para clínicas, laboratórios e hospitais é uma dessas maneiras.

Uma boa agência de inbound médico promove seu consultório através da construção de conteúdos originais distribuídos pelas suas redes sociais, sites, newsletters, vídeos através de funis de conteúdo orgânico e patrocinado, distribuídos de forma automatizada.

Uma agência de marketing médico saberá aplicar os conceitos gerais do marketing digital de modo personalizado para sua instituição de saúde, organizando um bom planejamento de marketing médico.

6 - Agência de Tráfego Pago para Sites Médicos

Gerar tráfego para o site da clínica, blog da área da saúde ou, de modo geral, para seus endereços digitais, pode ser feito de maneira orgânica ou através de anúncios pagos.

Porém será que a sua agência produziu anúncios médicos e links patrocinados seguindo as normas do CFM? Estão adequados a LGPD? São outros pontos importantes para avaliar no momento de escolher uma boa agência de publicidade médica.

Criação de Anúncios Médicos em Buscadores de Internet

Pagar para aparecer online, que seria como colocar sua instituição em outdoors pela cidade, com data prevista para sua retirada, também é válido e gera ótimos resultados, inclusive se você dispõe de recursos financeiros e deseja um retorno rápido.

Talvez um banner não seja a melhor opção para você, quem pode lhe ajudar na melhor escolha de planos para alavancar seu número de consultas, ou cadastrar mais pessoas interessadas em receber artigo, materiais e atualizações através do seu boletim médico, por exemplo, é a agência de marketing médico.

solicite orcamento aqui 1

7 - Agência SEO para Sites Médicos

O tráfego orgânico é gerado por cliques na sua clínica num buscador como o Google ou o Youtube, quando ela aparece como um resultado de uma busca que um(a) internauta faz na rede.

Para que você esteja entre as opções visíveis, e de preferência, nos primeiros resultados das buscas na área da saúde, um trabalho de SEO Médico (Search Engine Optimization ou, traduzindo, otimização de sites para buscadores da internet) deve ser bem feito.

Este é o tipo de serviço que uma agência de marketing médico digital deve saber executar com eficiência, para otimizar o ranqueamento do seu site, captar pacientes e agendar mais consultas, diagnósticos e procedimentos.

Diferente do tráfego gerado a partir de anúncios pagos, o resultado deste tráfego orgânico para sites médicos pode gerar melhores números do que os previstos, já que em anúncios o mecanismo de busca (Google, por exemplo) já oferece uma predição da repercussão dos anúncios.

Além disso, a médio e longo prazo é muito mais econômico investir em SEO do que em anúncios.

Como escolher uma boa agência de marketing médico?

Escolher a melhor agência de marketing médico depende de vários fatores, mas o principal é o profissionalismo.

O perfil de clientes que a agência já atende pode ser um indicativo do seu know how mas não deve ser o fator decisivo.

Ética, habilidade e compromisso são fundamentais não só na área da saúde mas em qualquer relacionamento profissional.

Para verificar esses atributos consulte a carteira de clientes, acesse as redes e sites dos clientes da agência de marketing que você está analisando.

Promover resultados depende de um bom planejamento, execução e supervisão de todo o processo lado a lado com o(a) cliente.

Aqui na Agência Glogs temos mais de 15 anos de experiência em marketing digital, lidando com clínicas, consultórios e laboratórios, de diferentes especialidades clínicas e cirúrgicas, consultórios de psicologia entre outros perfis e áreas profissionais da saúde.

Agindo de maneira transparente e profissional trabalhamos a fundo para captar pacientes, boca a boca e também através de uma marketing médico bem planejado. Entre em contato conosco e solicite um orçamento.


Conheça os cases campeões em marketing digital da Glogs e entre em contato conosco para realizar sua ação de marketing digital.

Atendimento virtual - clique aqui
Fale conosco no (11) 3462-6758
Escritórios
São Paulo
Avenida Paulista, 2202
12º andar, Bela Vista
São Paulo/SP, 01310-100
+55 11 3462-6758
Santiago

Lo Encalada, 243
Oficina 1, 2º piso
Ñuñoa, Santiago, Chile
+56 9 5431-7908