Captação de Clientes: O que é, como fazer e quanto custa?
O que é captação de clientes? Como fazer na prática? Conheça as principais estratégias para atrair mais clientes para a sua empresa!
Não é segredo nenhum que um dos principais objetivos de um negócio, é: aumentar as vendas. Vender é uma das tarefas mais relevantes para a sobrevivência de uma empresa.
Por isso, cada vez mais empresas de diferentes portes, nichos e segmentos, investem grandes somas na captação de novos clientes.
Você quer saber quanto custa conquistar novos clientes? Quer entender melhor o que é a captação de clientes e como aplicá-la em seu negócio? Neste artigo, você vai descobrir como a captação funciona na prática! Vamos lá?
O que é a captação de clientes?
Para a saúde financeira de qualquer negócio, é importante preservar uma boa relação com os atuais clientes, além de receber indicações dos serviços, ou produtos, vindo desses consumidores que sua empresa já possui.
No entanto, também é necessário expandir a captação de forma previsível e constante, caso contrário, dificilmente sua empresa irá crescer e sempre estará exposta a fechar as portas ao enfrentar uma crise.
Neste cenário, uma alternativa altamente eficiente é trabalhar com a captação de clientes, um método voltado para o crescimento constante, de forma estratégica, planejada e previsível.
A captação de clientes se refere a um conjunto de processos e práticas, usada por negócios de diversos portes e segmentos, que têm como finalidade identificar e atrair clientes em potencial.
A captação envolve, portanto, a identificação e abordagem de possíveis novos compradores, buscando torná-los clientes recorrentes de uma empresa.
Por meio da captação contínua de novos clientes é possível que um negócio cresça de forma permanente, se mantendo competitivo dentro do mercado.
Através de uma estratégia de captação bem planejada, também será possível competir com a concorrência e ter sucesso, sem depender de indicação ou de fatores externos que estarão sempre fora do seu controle.
Como fazer uma boa captação de clientes?
Agora que já repassamos o conceito, confira algumas dicas importantes de como fazer a captação de clientes na prática.
1- Antes de captar, entenda quem é seu cliente
Qual o seu público-alvo? Quem é a sua persona, ou seja, seu consumidor ideal que vai comprar de você?
Ao conseguir responder essa pergunta, a sua estratégia de captação vai ser muito melhor direcionada e atenderá exatamente as necessidades do seu futuro cliente.
Tenha claro que cada nicho de atuação da sua empresa pode ter públicos diferentes, porém o principal é focar seus esforços de marketing no público-alvo principal, relacionado ao carro-chefe da empresa.
2 - Use a internet para escalar a captação de clientes
Ter presença digital já não é mais um diferencial diante da concorrência, mas sim, uma necessidade vital.
Segundo pesquisa realizada pelo Google, 82% dos consumidores buscam na internet sobre produtos e serviços, antes de realizar uma compra.
3 - Ofereça materiais ricos em troca do cadastro de um novo cliente
Uma excelente forma de mostrar que você é referência no segmento em que atua, é criar materiais ricos na internet e oferecer aos seus clientes, como forma de educá-los e informá-los.
Alguns tipos de conteúdos educativos são os e-books, infográficos e artigos para blogs. Estes materiais servem para captar novos clientes em potencial e também para que os clientes atuais mantenham seu cadastro atualizado, aumentando as indicações e as recompras.
4 - Captação de clientes através do marketing de conteúdo
Outra estratégia eficiente e indispensável, quando o assunto é captação de clientes, é o marketing de conteúdo.
Antes de comprar um produto ou serviço, o cliente costuma fazer muitas pesquisas na internet antes de realizar a compra. Nesse contexto, o marketing de conteúdo consegue fornecer as informações necessárias, na hora certa e do jeito certo.
Com um bom mapeamento da jornada do seu cliente, bom planejamento de marketing e materiais relevantes para o interesse do seu público-alvo e persona, o marketing de conteúdo pode ampliar exponencialmente a captação de clientes, por um longo tempo.
5 - Inbound Marketing turbina a captação de novos clientes
O inbound marketing é uma estratégia digital consolidada e que foge um pouco dos padrões de publicidade e marketing tradicionais, no qual os clientes entram em contato ou vão até a empresa, atraídos por uma mensagem disparada massivamente.
A estratégia de inbound marketing, que é voltada para a atração e a conquista de clientes, se baseia em diversas frentes, que são trabalhadas de forma integrada, como anúncios online, mídias sociais, SEO, e-mail marketing, vídeo marketing, análise de dados, entre outros.
Estas estratégias de marketing digital quando estão reunidas de forma integrada e coerente, possibilitam um trabalho completo voltado para a atração de clientes de forma previsível, utilizando de forma simultânea o alcance orgânico e o tráfego pago para aumentar a captação de novos clientes.
6 - Trabalhe com SEO para captação de clientes a médio e longo prazo
SEO é um conjunto de estratégias que devem ser aplicadas em conteúdos como artigos de blogs, páginas web e vídeos no YouTube, para ranqueá-los entre os primeiros resultados nas pesquisas e aparecer para mais pessoas.
Por meio da investigação das palavras-chave mais buscadas pelos seus clientes, mapeamos a jornada de perguntas mais comuns. Além da otimização de conteúdos, otimizamos também a captação de novos clientes, através da internet.
7 - Aposte na mídia paga para captação de clientes a curto prazo
Mídia paga, mais precisamente anúncios online pagos que promovem uma marca, produto ou serviço, permitem gerar mais visibilidade e são muito eficazes na captação de clientes a curto prazo.
Através da alta segmentação que esse tipo de anúncio oferece, é possível encontrar o perfil de cliente ideal que você deseja atrair, e fazer ofertas especiais que seu cliente não vai querer perder.
Seu cliente acessa qual plataforma? O Google? O buscador oferece a solução de anúncios pagos. Seu cliente está mais presente no Instagram, Facebook, TikTok? Também é possível estar lá através de anúncios online! Você “esbarra” exatamente em quem deseja. Na hora certa!
Hoje em dia, as principais plataformas de anúncios online são:
- Google Ads (que inclui o Youtube Ads)
- Facebook Ads (que inclui o Instagram Ads)
- Linkedin Ads
- Twitter Ads
- Tik Tok Ads
Seguindo algumas estratégias simples de captação de clientes utilizando anúncios online, fica muito mais fácil transformar os novos contatos em clientes de fato.
8 - Tiktok Ads como opção na captação de clientes
Ao citar anúncios em mídias pagas, não poderíamos deixar de mencionar o tiktok ads, a nova estrela das redes sociais, como dica extra para a captação de clientes, sobretudo se o seu público-alvo for um pouco mais jovem.
Essa plataforma que vem se consolidando e fazendo cada vez mais sucesso, é uma excelente alternativa para aumentar a visibilidade do seu negócio, atrair a atenção de novos clientes para o produto, infoproduto ou serviço que sua empresa vende.
Na plataforma, os usuários não podem pular os vídeos patrocinados e, também é possível, fazer criação de anúncios no formato de banners.
Quanto custa fazer a captação de clientes?
A captação de clientes possui custos bastante elásticos, e a verba a ser investida depende de uma análise de cenários e um planejamento de marketing.
O valor a ser investido em captação de novos clientes pode variar muito, dependendo da plataforma escolhida, objetivo da campanha e alcance desejado.
Dentre outros diversos fatores que influenciam, é recomendável que você busque ajuda de uma agência de marketing experiente, como a Agência Glogs, para auxiliar a sua empresa a elaborar um orçamento de marketing e de captação de novos clientes.
É necessário ressaltar que investir em mídia paga, seja ela Google, Instagram, Tiktok, Youtube ou Facebook, é muito parecido com qualquer outro investimento financeiro, porém oferece maiores taxas de retorno.
Conclusão
Fazer a captação de clientes, nada mais é, do que atraí-los para o seu negócio, conquistando-os por meio de algumas estratégias de comunicação e marketing, que devem ser sempre segmentadas e adequadas para cada público.
Dentre essas estratégias, estão a pesquisa do público alvo, a atração de novos clientes através do marketing digital e do inbound marketing e, claro, a programação de anúncios online, otimização para tráfego orgânicio e a compra de mídia paga.
Agora que você já conhece as principais estratégias para fazer a captação de clientes, está na hora de dar o próximo passo: contar com a ajuda de especialista no assunto para colocar em prática todas essas ações.
Você gostou das dicas e quer ajuda para captar novos clientes? Quer conhecer melhor os serviços da Agência Glogs? Então sinta-se à vontade para entrar em contato com o nosso time, uma vez que somos uma agência com grande experiência que oferece serviços de consultoria para a captação de novos clientes!