Como vender projetos de engenharia e arquitetura através da internet

Conheça os 4 fundamentos de um plano de marketing para arquitetos e engenheiros e 3 poderosas estratégias digitais para captar novos projetos através da internet

Fazer do seu escritório de engenharia e arquitetura uma opção atraente para o seu público-alvo na internet pode ser um desafio diante de uma miríade de opções que fazem um marketing online tão superficial, que chegam até a confundir arquitetura digital com arquitetura da informação.

Vender projetos de engenharia e arquitetura através da internet não é difícil, mas envolve a construção de um website otimizado para as buscas, produção de conteúdo e alguns canais online e um bom marketing de relacionamento que leve em conta a jornada do seu cliente ideal.

4 Fundamentos para a Captação de Projetos de Arquitetura e Engenharia através da Internet

O primeiro fundamento é:  Aliar conhecimento comercial e técnico é uma das chaves para se tornar um sucesso de vendas.

É comum engenheiros ou arquitetos possuírem vastos conhecimentos técnicos e baixos conhecimentos sobre os aspectos comerciais de sua atividade, pois estão mais focados no projeto em si.

Segundo fundamento: É preciso compreender a fundo como os seus clientes em potencial utilizam a internet para pesquisar sobre os projetos e obras.

Caso você não tenha o conhecimento e experiência necessários para se destacar na internet, suas tentativas podem consumir tempo e dinheiro que podem ser economizados ao contratar uma boa agência de marketing digital, como a Glogs.

Terceiro Fundamento da captação de projetos:  É preciso criar um relacionamento com os possíveis clientes e fazer com que se apaixonem pelo seu portfólio.

Contar com mão de obra qualificada para um projeto de construção faz tanta diferença quanto contratar uma empresa de marketing digital para cuidar da sua presença online, da apresentação dos projetos já realizados e do relacionamento com os clientes do seu escritório de arquitetura ou de engenharia.

Quarto Fundamento: Aprenda a mapear tantos as pesquisas como o relacionamento criado com seus clientes, através de ferramentas adequadas de automação de marketing para engenheiros e arquitetos.

Estas ferramentas não apenas mensuram e monitoram as interações durante toda a jornada do seu cliente antes, durante e depois de fechar um projeto. Elas também servem para automatizar boa parte de todo o processo.

Para economizar tempo e dinheiro ao vender projetos de engenharia e arquitetura com auxílio da internet recomendamos que elabore o seu plano de marketing online após uma boa consultoria digital, como a oferecida pela nossa agência digital.

Marketing para Arquitetos e Engenheiros:  Por onde começar?

Como num projeto de construção civil é preciso, inicialmente, realizar o mapeamento da jornada dos seus clientes ideais e um bom planejamento de marketing digital focado em projetos de arquitetura ou engenharia, identificando e especificando objetivos das ações de marketing digital.

Compreender o perfil e o segmento dos seus clientes, preparar bons materiais, escolher uma abordagem adequada e definir quais são os projetos ideais que você busca para seu escritório é primordial para uma captação de projetos, especificando as estratégias digitais para vender projetos de engenharia e arquitetura através da internet.

Muitos arquitetos e engenheiros acreditam que basta um website ou um blog e alguns anúncios em links patrocinados para captar projetos. Claro que isso também pode fazer parte do planejamento de marketing, porém nos últimos anos o marketing digital evolui bastante e hoje temos muito mais opções e caminhos para divulgar, além destes mais básicos.

Estratégias de Divulgação Online para Captação de Projetos

Nos próximos parágrafos vamos abordar as estratégias mais eficazes para captação de projetos de construção ou reforma. Desde a simples construção de um website, passando pelo SEO e Inbound Marketing para Arquitetos e Engenheiros.

Educar e instruir o cliente sobre as possibilidades que seus serviços contemplam é a principal estratégia de captação. Permitindo expandir a compreensão da outra pessoa, lhe oferecendo a possibilidade de uma decisão mais segura e melhor informada.

Um projeto de expansão de um imóvel industrial ou empresarial engloba possibilidades diferentes daquelas de uma reforma residencial. Dependendo do seu nicho de mercado, você precisará de materiais adequados para esclarecer as principais dúvidas e necessidades do seu cliente.

Conhecer o negócio ou a intenção do cliente com o projeto, pode ajudar a desenvolver uma abordagem que surpreenda as expectativas da outra parte.

Criação de sites para Engenheiros e Arquitetos

Parece redundante, mas a quantidade de profissionais que não possuem um website profissional ainda é alta. Muito abrem apenas canais em redes sociais ou criam sites gratuitos, que transmitem pouca segurança para clientes que buscam projetos a médio e longo prazo.

Consulte nossos planos de desenvolvimento web e serviços de otimização de sites para escritórios de engenharia de arquitetura, solicite um orçamento de website.

Tenha no seu site um espaço para artigos específicos sobre os projetos e serviços que seu escritório oferece, destacando os materiais, equipamentos e técnicas que você utiliza em suas obras.

Construir um site atraente e funcional que reflita sua identidade visual é importante para engajar o cliente na sua navegação e descoberta do perfil do seu escritório. E não importa o tamanho do seu escritório, desde um pequeno estúdio de arquitetura até uma grande construtora precisa de um website que apareça nas primeiras posições dos buscadores.

SEO para Escritórios de Arquitetura e Engenharia

A otimização de sites de engenheiros e arquitetos tem dois aspectos, o onpage e o offpage.

A otimização onpage adequa os códigos, endereços e uma série de critérios dentro do seu website, para que ele seja mais visitado pelos robôs dos buscadores, galgando melhor indexação pelos buscadores.

Já a otimização offpage “vincula” suas redes sociais e analisa os links de outras páginas apontados para o seu website, para que ele vá subindo de posicionamento a medida que vai sendo reconhecido e indicado por outros.

Criar um website e não fazer a otimização para o Google e outros buscadores é como criar uma revista e não colocá-la nas bancas e livrarias. 

Inbound Marketing para Engenheiros e Arquitetos

Uma metodologia bastante poderosa para atrair e captar projetos é criar uma sequência de conteúdos online baseados na jornada do seu cliente ideal. Neste mesmo artigo, alguns parágrafos abaixo explicamos melhor o que é a jornada de seu cliente e como mapeá-la.

Dentre as diferentes táticas e estratégias de marketing utilizadas atualmente, podemos destacar o Outbound Marketing, que é um tipo de captação de projetos baseada na interrupção. E o Inbound Marketing que não é tão intrusivo, porque visa acompanhar a sequência natural de buscas e pesquisas realizadas pelo cliente.

O inbound marketing para escritórios de arquitetura e engenharia envolve 4 etapas de ações digitais: Atração, Conversão, Relacionamento e Vendas

Antes de começar um projeto de construção e reforma, seu cliente começa a pesquisar sobre o assunto, pede indicação para amigos e familiares, busca fotos e vídeos de projetos para se inspirar, etc.  Se o cliente te encontra nesta fase inicial de pesquisa prévia, as chances dele fechar um projeto com seu escritório é alta.

Depois o mesmo cliente em potencial começa a solicitar orçamentos, fazer ligações, vídeo-chamadas e reuniões com 2 ou 3 empresas, nesta fase ele continua pesquisando na internet por meios de baratear mão-de-obra, economizar com materiais, técnicas de construção mais adequadas.

Novamente ser encontrado neste estágio, onde o cliente está a ponto de fechar é fundamental, pois além de ajudar na venda do projeto também você já começa a educar o seu futuro cliente sobre o que esperar em cada etapa da obra, como serão as etapas de cada entrega e o desenvolvimento das obras.

Nossa agência utiliza uma série de ferramentas de automação de marketing, não somente para detectar estes exatos momentos de busca, como também quais os mecanismos, canais e redes mais adequados para realizar essa divulgação na hora certa.

Como Captar Clientes para Projetos de Arquitetura?

Vender projetos de engenharia e arquitetura pode ser uma tarefa simples se você tiver uma boa consultoria de marketing digital.

Não basta apenas a sua presença online, você precisa de estratégia digital e uma abordagem segmentada para o tipo de projetos que seu escritório atende. Através de redes sociais, blogs e diálogo constante com seu público seu escritório é visto e pode se tornar uma referência na sua área.

Uma maneira de manter o contato sempre vivo com sua clientela é através da automação de e-mail marketing e recompensas digitais ofertados no seu site. Quanto mais conteúdo segmentado e específico para o seu público, melhor.

Automação de Marketing para Escritórios de Engenharia

Automação de marketing é uma das alternativas para aumentar sua presença e chegar ao seu público na internet, proporcionando uma excelente economia de tempo e dinheiro na publicidade online.

Dentre as opções de automação, automatizar mensagens, chats e e-mail marketing  possibilita o mensurar o feedback do público, gerando análises de dados em tempo real que possibilitam rápidas tomadas de decisão, aprimorando o contato constante através de conteúdos exclusivos e direcionados ao seu público-alvo preferencial.

Carteira de Projetos de Engenharia e Arquitetura

Exibir seu portfólio e/ou demonstrar os benefícios de se contratar o seu escritório é algo básico, mas nem sempre trabalhado adequadamente.

Especialmente ao lidar com clientes residenciais, que podem não estar acostumados à cultura da construção civil, às suas demandas e vocabulário é importante exemplificar e esclarecer os papeis de um(a) engenheiro e/ou arquiteto(a), tratando de simplificar a linguagem.

Esse tipo de informação ganha destaque através de planejamento de mídia digital, direcionado para um público específico e dimensionado através de uma produção de conteúdo constante que ressalte os pontos fortes dos seus projetos.

Aqui na Agência Glogs trabalhamos com otimização do seu site, estudos de casos e desenvolvimento de portifólio, entre outras estratégias que podem render novos contratos para seu escritório simplesmente ao mostrar, e apresentar “melhor”, os projetos anteriores do seu próprio escritório.

Mapa da Jornada do Cliente em Projetos e Obras

Baseado nas jornadas de busca sobre as palavras-chave que seu cliente em potencial utiliza no Google e em outros buscadores, mapeamos as etapas pelas quais ele vai passando.

Para vender projetos de arquitetura e engenharia através da internet, é vital compreender cada um dos momentos e ter uma estratégia digital que seja divulgada precisamente em cada uma dessas fases e estágios da jornada do seu cliente.

FASES DA JORNADA DE CONTRATAÇÃO DE PROJETOS

  1. Fase do Aprendizado e descoberta: o cliente em potencial tem dúvidas sobre por onde começar seu projeto de construção ou reforma, pesquisa mais sobre seus os diferentes tipos de obras e materiais, buscando sobre eles na internet e conversando com amigos e familiares. Também é fase onde ele busca mais sobre quanto tempo dura a obras e como evitar atrasos na construção.
  2. Fase do Reconhecimento do problema: o cliente já se apaixonou ou se identificou com um tipo de projeto, e agora sabe o que quer mas não sabe como realizar e nem mesmo como orçar o projeto dele.  Também é a fase onde ele busca mais sobre os tipos de empresas de arquitetura e engenharia existentes, tratando de identificar qual irá contactar.
  3. Fase da Consideração da solução: o paciente já orçou e procura por uma construtora ou escritório de engenharia ou arquitetura que seja mais adequado ao problema que ele “reconheceu” ter na fase anterior. Também é a fase onde ele busca mais sobre as diferentes técnicas e métodos de construção.
  4. Fase da Contratação do Projeto: o cliente busca elementos que lhe transmitam o máximo de segurança e confiabilidade para definir a contratação. A prestação do serviço é contratada, de fato. Também é a fase onde ele busca conhecer mais sobre a formação e a experiência do arquiteto ou engenheiro responsável, antes de agendar.
  5. Fase da Entrega e Pós-Obra: Além do usual acompanhamento da construção ou reforma em si, hoje em dia o(a) cliente avalia seu escritório de arquitetura e engenharia desde o primeiro contato até a finalização do projeto contratado utilizando diversos meios online, portanto é vital planejar as entregas e solicitar ativamente que ele deixe estas recomendação, criando um vínculo de cumplicidade e de relacionamento presencial e online a longo prazo com cada cliente. Esta última fase é essencial para aprimorar sua carteira de projetos realizadas e conseguir um número crescente de indicações.

Dicas Rápidas de Marketing para Arquitetos e Engenheiros

Evitar desperdício de tempo e material pode ser um ponto de destaque na sua argumentação de venda de um projeto, especialmente para clientes residenciais.

O marketing de um projeto de arquitetura ou construção começa na agilidade da comunicação com seu cliente, desde o primeiro contato até aprovação do projeto final. Planeje cada etapa da divulgação, do atendimento e da entrega criando playbooks que padronizem e orientem o atendimento de forma sistemática.

Elucidar formas de contratação e pagamento são um segundo passo que pode contar com um conteúdo especificamente criado para seus potenciais clientes fecharem a compra.

Disponibilizar projetos anteriores, cases de sucesso no site do seu escritório de arquitetura e engenharia, com conteúdo rico e aprofundado, ou um modelo de contrato padrão referente a um serviço mais solicitado pode ser um diferencial que comunica sua transparência, capacidade técnica e profissionalismo.

Construção do Seu Plano de Marketing Digital

Vender projetos de engenharia e arquitetura envolve o compromisso com o planejamento, execução e supervisão de todas as etapas da obra ou reforma. Bem como do plano de marketing e de um processo de vendas consultivas bem estruturados.

Para construir o plano de marketing digital do seu escritório é recomendável contratar uma agência experiente, que entregue excelentes resultados.

Entre outros serviços nós realizamos planejamento de marketing digital, auditorias e acompanhamento dos serviços de Otimização de Sites (SEO), Links Patrocinados (SEM) e Gestão de Mídias Sociais (SMM), entregando mensalmente relatórios de análise detalhados. Solicite um orçamento sem compromisso.


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