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Diretor de Marketing: 7 estratégias para seu plano de marketing

Saiba como é a profissão de diretor de marketing e quais as 7 estratégias mais importantes que ele deve saber aplicar em uma campanha de marketing digital.

O diretor de marketing tem um papel decisivo, é o profissional que o seu negócio pode estar precisando para se destacar diante da concorrência. 

Suas capacidades e expertise são relevantes para que todo tipo de empresas e instituições, independente do tamanho ou segmento, além de agências de publicidade, alcancem os resultados pretendidos.

Quer saber mais sobre a profissão de diretor de marketing e quais as estratégias essenciais que ele pode aplicar em uma campanha de marketing digital? Então leia este artigo até o final! 

O que faz um diretor de marketing? 

Você já deve ter ouvido falar sobre a profissão de diretor de marketing, não é? Contudo, para entender melhor esse trabalho e suas atribuições, vamos começar pelo motor dessa profissão: o marketing. 

O marketing é uma área focada nas necessidades do consumidor para vender mais e é, sobretudo, a arte em explorar, criar e entregar valor, a fim de satisfazer as demandas e os desejos das pessoas, as mesmas que consomem serviços ou produtos do seu negócio. 

Dessa forma, o papel do diretor de marketing é, além de estudar o mercado, entender como elaborar estratégias de comunicação para entregar resultados para a empresa. Sendo, além de tudo, responsável por diversas funções de liderança. 

Entre as principais atribuições do diretor de marketing, estão: 

  • Definir planos de marketing; 
  • Desenvolver e avaliar estratégias de comunicação; 
  • Estabelecer objetivos e ações, de acordo com as tendências atuais do mercado; 
  • Fazer o planejamento e definir as estratégias de campanhas, voltadas para a promoção de produtos ou serviços;
  • Elaborar orçamentos;
  • Acompanhar a evolução do mercado;
  • Liderar equipes.

Todas essas funções e atribuições que citamos são fundamentais para que o diretor de marketing traga, de fato, resultados para o seu negócio.

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O que é preciso para ser um diretor de marketing bem sucedido?

Para que o profissional tenha um bom desempenho como diretor de marketing, além da graduação, é essencial fazer cursos de especialização, buscar por certificações e se atualizar, já que o marketing é cada dia mais complexo e sofre mudanças o tempo inteiro. 

O diretor de marketing, para ser promovido a esse cargo, também deve primeiro ocupar algumas funções para ganhar experiência e conhecimento, como analista de comunicação ou analista de marketing, coordenador e gerente de marketing.

O profissional escolhido para ocupar a função de diretor de marketing vai ser aquele que sair com o melhor desempenho e possuir algumas competências necessárias, entre elas, possuir agilidade, visão estratégica, conhecer as estratégias de marketing mais avançadas, ter boa capacidade de comunicação, foco em resultados, muita energia, criatividade e motivação.

Diretor de Marketing e o Planejamento de Metas da Empresa

Se sua empresa ainda não possui um planejamento de marketing, saiba que com esse guia você conseguirá alcançar os objetivos para que a sua empresa cresça, de forma saudável e constante.

O diretor de marketing pode ajudar você a construir um plano de marketing. 

Com um plano de marketing bem desenhado, estruturado e direcionado, é possível aumentar a visibilidade do seu negócio, atrair novos clientes, além de buscar uma posição de destaque no mercado e utilizar boas estratégias de marketing, se tornando dessa forma uma referência em seu segmento.

7 Estratégias que todo diretor de marketing pode aplicar 


O diretor de marketing possui um papel estratégico fundamental, conheça algumas estratégias de marketing que podem ser desenvolvidas:

1) Fazer a análise de mercado

Antes de tudo, vai ser preciso conhecer o mercado onde o seu negócio atua e pesquisar sobre o seu nicho, público-alvo e segmento de atuação.

Nesse sentido, vai ser preciso conhecer o cenário atual, concorrência direta e indireta, tendências do seu negócio para o futuro, riscos, oportunidades e ameaças, que estão em volta da sua empresa. 

A análise da concorrência é essencial, já que você precisa saber o quanto vai ter que se modificar, para se incluir no cenário competitivo e se destacar dos concorrentes.

A ajuda de um diretor de marketing e, até mesmo, de uma agência de publicidade, pode ser um grande diferencial, já que vai ser possível contar com profissionais com experiência e conhecimento de marketing que sua empresa ainda não tem. 

2) Quem é o seu cliente ideal?

Saber quem é seu cliente atual e, principalmente, filtrar o perfil de cliente ideal e se aprofundar no seu público-alvo é essencial, assim ficará mais fácil de entender como se comunicar de maneira mais eficaz.

3) Objetivo do seu negócio

Qual o seu objetivo de marketing? Onde você quer que o seu negócio chegue? Quais suas metas e como isso irá impactar seu negócio? Como isso irá impactar nos seus clientes, parceiros, funcionários e parceiros?

Todo plano de marketing precisa de metas e objetivos específicos, dessa forma, você vai saber onde deve ir para conseguir chegar aos resultados desejados. 

4) Jornada de compra

A jornada de compra se baseia, em como o cliente ideal vai chegar até o produto ou serviço que você oferece. Mapear a jornada de compra do seu cliente ideal, deixará claro o que você  precisa fazer pra ele se converter em seu cliente.

Para isso você pode usar o típico funil de jornada de compra, que é dividida em 4 etapas:

  • Aprendizado e descoberta: Necessário criar conteúdos mais genéricos para chamar a atenção do público-alvo que está numa fase de busca inicial;
  • Reconhecimento do problema: Conteúdos com abordagens um pouco mais específicas sobre as dores e dificuldades do seu cliente ideal;
  • Consideração da solução: Conteúdos com abordagens mais específicas com a solução de determinado problema que seu cliente ideal quer resolver; 
  • Decisão de compra: Materiais específicos sobre o produto ou serviço e como comprar, esclarecendo as dúvidas e objeções mais frequentes.

Você pode fazer isso oferecendo aos seus consumidores conteúdos ricos, vídeos e materiais através da internet. 

5) Invista no poder do Inbound Marketing

O inbound marketing se baseia na criação e distribuição de materais relevantes para seu público-alvo, na internet. 

Dentre esses materiais estão e-books, infográficos, vídeos, posts e artigos para blogs. 

Através dos materiais produzidos para o seu website e distribuídos em diferentes redes sociais e canais online, vai ser possível ajudar o seu público-alvo a resolver problemas e sanar dúvidas. 

O inbound marketing e a produção de marketing de conteúdo são vitais para  se conectar com o seu nicho, captar novos contatos, gerar oportunidades e conduzir o seu cliente ideal pela jornada de compra.

Através do inbound marketing, é possível educar seus consumidores, melhorar a sua experiência, fidelizar clientes, captar leads qualificados e, sobretudo, construir relevância e autoridade no mercado. 

Nesse sentido, mais uma vez, o diretor de marketing é o profissional chave para traçar as melhores estratégias e orientar a produção dos conteúdos mais qualificados para atrair e ajudar o seu público-alvo. 

6) Entenda as estratégias de tráfego orgânico 

No tráfego orgânico, além de você investir menos do que no tráfego pago,  é possível conseguir resultados mais duradouros, aumentar a captação de leads, maiores taxas de conversão e transmitir mais autoridade. 

O melhor de tudo é que no tráfego orgânico, o cliente só chegou até o seu site porque encontrou na sua empresa uma solução. E sua empresa se torna uma referência importante no assunto. Incrível, não é?

Mas para isso, o tráfego orgânico precisa ser feito da maneira correta.

Portanto, é necessário construir uma boa estratégia de SEO, na internet, para otimizar o site da sua empresa.

Sem as estratégias de SEO, que são técnicas que garantem um bom posicionamento de páginas de um site no Google, e em outros buscadores, seus clientes ou pacientes não conseguirão te encontrar, mesmo que estejam procurando algo exatamente como o que você vende.

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7) Automação de Relatórios e Análise de Resultados

Por fim, para colocar em prática todas essas ações de marketing digital, vai ser preciso saber como mensurar os resultados alcançados, com relatórios bem modelados e bem estruturados.

Sem essa análise minuciosa, as empresas acabam ficando totalmente no escuro.

Nesse sentido, mais uma vez, um diretor de marketing assim como uma agência de publicidade, podem te orientar em como fazer.  Sua empresa ganhará agilidade e poder de decisão.

Conclusão 

O profissional mais capacitado para planejar as ações relacionadas à publicidade online de um negócio, além de ser encarregado por avaliar a implementação e os resultados atingidos, é o diretor de marketing. 

Como esse profissional convive diretamente em um campo onde as coisas estão em eterno movimento e são volúveis, é necessário que ele se mantenha atualizado em relação à concorrência, demandas do público-alvo e tendências do mercado.  

Essa atualização pode vir no dia a dia, dentro do trabalho, como também deve ser nutrida através de especialização, certificações e da análise cuidadosa das ações de marketing que ele dirige no dia-a-dia.

E aí? O que você achou de nossas dicas de como fazer um bom plano de marketing? Gostou de saber um pouco mais sobre o cargo de diretor de marketing?

Na Agência Glogs contamos com uma equipe completa de especialistas em marketing digital, com redatores, social media, designers, programadores, editores e diretor de marketing, para a criação de publicidade online com boa performance e excelentes resultados.

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