Estratégia de Marketing Digital
Como funciona a Consultoria em Estratégia Digital
Primeiro é realizada uma análise completa do negócio, realizamos um estudo de caso, analisamos os meios digitais mais adequados ao público-alvo, verificamos os objetivos esperados por nossos clientes e, após a análise completa, indicamos quais estratégias se adequam a cada objetivo e aí partimos para o planejamento do marketing digital, e para o plano de mídia com o foco na performance digital e nos resultados das campanhas online.
Existe uma grande confusão entre o que são tecnologias digitais e o que são estratégias digitais e entre o que são plataformas e o que são redes sociais. Por exemplo, o Orkut não é uma rede social. Ele é uma plataforma de rede social, é um sistema de rede social, um software. A rede social se forma sobre a plataforma e pode, inclusive, estar sobre outras plataformas também.
Assim, uma pessoa ou empresa pode ter uma rede social onde seus membros estejam tanto no Orkut, quanto no Facebook, quanto no Twitter. Outro exemplo é o próprio Twitter. Ele não é estratégia e nem rede social. É apenas uma plataforma, e o modo como é usado é que determina a estratégia digital e a rede social que se forma nessa plataforma. Assim, a título de planejamento estratégico é importante marcar a diferença entre o que é plataforma e tecnologia e o que é uma estratégia digital, para que essa última possa se utilizar adequadamente das primeiras.
Exemplos de algumas plataformas e sistemas digitais:
- Loja Virtual
- Website
- Blog
- Mecanismos de busca
- Intranet das Redes Sociais
- Chats e Mensagens Instantáneas
- Telefonia Voip via IP
- Aplicativos mobile para celulares
- Compartilhamento de vídeos online
- Players de Música e MP3
- Jogos, Games e Entretenimento
- Tecnologias inteligentes de voz
- TV digital
Essas tecnologias e sistemas usados de forma combinada servem de base para o desenvolvimento de estratégias de marketing, como estas abaixo. Exemplos de Estratégia Digital:
- Presença digital
- Email marketing
- E-commerce
- Mobile Marketing
- Mídias Sociais
- Links Patrocinados
- Otimização de sites
- Advergames
- Vídeos Virais
Assim que ganhamos em conhecimento ao diferenciar o que é o meio tecnológico de qual é a estratégia digital utilizada, e não devemos confundir o software que roda no aparelho celular com as campanhas de marketing, nem confundir a estratégia digital de comunicação com as pessoas que recebem esta comunicação através do aparelho celular. Esta pequena diferenciação entre meios, público-alvo e estratégias, ajuda a compreender melhor as estratégias digitais, o alcance e as limitações de cada estratégia.
Cada estratégia de Marketing Digital vai ser adequada a um tipo de campanha, a um certo objetivo específico. Se o objetivo é um cadastro no site ou venda direta, aplicamos as estratégias digitais mais diretas e com foco direcionado. Bem diferente de uma estratégia de presença digital de marca ou de Branding.
É exatamente aí que entra nossa Consultoria Estratégica em Marketing Digital, conhecemos profundamente os meios e as estratégias digitais para te auxiliar a otimizar os recursos investidos e a alcançar os teus objetivos.