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Google Search Console: O que mudou com o novo algoritmo?

Confira as novas mudanças que o relatório do Google Search Console deve receber em 2023.

O Google Search Console é um recurso muito útil para quem deseja obter insights cruciais para otimizar o seu ranking de SEO. 

Com as contínuas mudanças no algoritmo de busca, muitas coisas mudaram, o que significa que é importante ficar por dentro das últimas atualizações para garantir que os seus resultados no Search Console não sejam prejudicados. 

Neste artigo, vamos examinar o que muda com o novo algoritmo do Google e como isso se reflete no Search Console, quais são os recursos disponíveis e como aproveitar ao máximo o potencial de cada um deles.  

Acompanhe nosso artigo até o final e entenda mais detalhes sobre essa ferramenta!

Para que serve o Google Search Console? 

O Google Search Console, além de ser uma ferramenta gratuita do Google que, quando aplicada corretamente, ajuda a monitorar o SEO e melhorar o desempenho do seu site nos resultados orgânicos de pesquisa, sendo fundamental para garantir um bom ranqueamento do website da sua empresa, também tem várias outras funções fundamentais. 

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As quatro principais funções do Google Search Console que queremos ressaltar, são: 

1) Rastrear o desempenho da sua página

O rastreamento de desempenho através do Google Search Console, permite que os webmasters rastreiem os dados de tráfego do site, como visualizações de página, cliques em links, taxa de saída e taxa de rejeição. 

Além disso, o Google Search Console ainda informa em qual posição o site está nos resultados de pesquisa e informa quais são as palavras-chave em que sua página está melhor posicionada. 

2) Verificar erros no seu website

Uma das melhores funções do Google Search Console é apontar possíveis erros em alguma página do site, como problemas com dados estruturados, defeitos no HTML, quebras de link, ou meta description pouco informativa, por exemplo.

Isso possibilita,  corrigir e otimizar as páginas para obter melhores posições nos resultados de pesquisa do Google e de outros mecanismos de pesquisa. 

3) Monitorar a velocidade de carregamento do site

O Google Search Console também monitora a velocidade do site e, ajuda a identificar e corrigir, problemas que podem estar levando lentidão ao desempenho da página. 

Isso inclui a verificação de erros de HTTP, verificação de conteúdo duplicado ou excessivo, e de outros problemas de velocidade.

4) Identificar e corrigir problemas de indexação no Google

Verificar erros de indexação e corrigi-los é outra das funções principais do Google Search Console. 

Com essa ferramenta, é possível verificar se há erros no site, como redirecionamentos mal feitos, erros de robots.txt, erro 404, dentre outros. 

Todas estas funções do Google Search Console ajudam os webmasters a otimizar o site e aumentar o ranqueamento e potencializar a visibilidade do site, bem como os resultados na busca orgânica. 

Google Search Console: O que mudou com o novo algoritmo?

O Google lançou em dezembro de 2022, o Helpful Content System  (Sistema de Conteúdo Útil), seu novo algoritmo de inteligência artificial que usa machine learning para melhorar a qualidade, abrangência e relevância dos resultados de pesquisa.  Uma mudança importante que impacta diretamente os relatórios do Search Console.

Com objetivo de detectar se o conteúdo de um determinado website é realmente útil para os usuários e se ele não foi produzido apenas pensando no mecanismo de busca, esta nova atualização do algoritmo do Google promete aumentar a qualidade dos resultados para quem busca um determinado assunto.

Helpful Content System: O Conteúdo de seu Site é Útil para seus usuários?

Apesar de ser lançado recentemente, já podemos avaliar como o Helpful Content System deve impactar o SEO em 2023, a variação de resultados são facilmente observados nos relatórios do Google Search Console.

Na Agência Glogs, notamos um aumento importante das impressões, cliques e engajamentos nos sites de nossos clientes, porque produzimos conteúdo útil e aprofundado para cada intenção de busca.

Em 2023, o Helpful Content System se tornou um dos critérios mais importantes para o posicionamento de websites, já que, esse algoritmo inteligente permite que os usuários encontrem os melhores resultados possíveis, evitando conteúdo superficial e “pouco útil” para um determinado assunto. 

Além disso, o Helpful Content System permite que o Google ofereça recomendações mais precisas para os usuários e direcione-os para conteúdos mais profundos e relevantes.

Search Console serve para medir o Conteúdo Útil

Esta ferramenta oferece aos usuários uma variedade de recursos, como relatórios aprofundados sobre palavras-chave, análise de links de entrada e indicadores de desempenho de cada uma das páginas.

Por fim, o novo algoritmo também oferece recursos para rastrear melhor o desempenho do conteúdo publicado, para que você possa determinar que estratégias de SEO estão funcionando e quais conteúdos precisam de aprimoramento.

Devido à nova atualização do Google, você precisará aprimorar a sua estratégia de produção de conteúdo na internet.

Por isso, a seguir, te mostraremos algumas práticas que você pode começar a adotar.

1) Evite produzir muito conteúdo genérico

Você deve elaborar materiais úteis e, não genéricos, para seu público, através de informações valiosas, novas e interessantes, com conteúdos com conceitos bem abordados e elaborados.

Realize pesquisas sobre a intenção de busca em cada momento da jornada de pesquisa do seu cliente ideal e produza conteúdo relevante para cada etapa utilizando uma estratégia inbound.

Dê preferência para conteúdos com alto volume de buscas mensais e evite produzir muito conteúdo de “bastidores” ou baseado em assuntos efêmeros ou passageiros, dando preferência para uma abordagem mais “técnica” e “embasada” sobre o assunto publicado.

2) Publique conteúdos de valor 

Além de ser necessário selecionar as palavras-chave certas, você deve produzir conteúdos que vão, de fato, solucionar as dores de seu cliente ideal. 

Seus conteúdos e artigos na internet, devem ser enxergados pela sua audiência com devido valor, para que você seja visto como autoridade no assunto. 

3) Levante as necessidades do seu público 

É essencial entender o que seu público-alvo precisa e quais são suas principais dúvidas, inquietudes e objeções, só assim, você conseguirá oferecer conteúdos de valor. Por isso, entenda as dores, necessidades, desejos, hábitos e estilo de vida do seu perfil de cliente ideal. 

4) Contrate uma Agência de Conteúdo

Economize tempo e dinheiro contratando especialistas em produção de conteúdo, varie no formato e produza artigos, infográficos, e-books e vídeos. Alimente sua base com newsletters e boletins e não menospreze o poder da automação de marketing para entregar o conteúdo certo no momento mais oportuno para seus clientes. 

Uma boa agência contará também com uma produtora de conteúdo digital para produzir sequências de vídeos e de conteúdos relevantes, através de uma boa pauta organizada através de um calendário editorial com linha narrativa elaborada de forma profissional.

Entre em contato conosco e solicite orçamento sem compromisso.

Conclusão 

Embora o Google Search Console seja relativamente simples de usar, é importante compreender quais são as suas funções e como seus insights e recomendações podem ajudar na otimização de um site, bem como o que mudou na ferramenta após a última atualização do algoritmo para privilegiar o conteúdo útil. 

Com a nova atualização de “Helpful Content System”, o Google tem como objetivo oferecer conteúdo com mais qualidade, abrangência e relevância, que atenda às necessidades dos usuários e que realmente seja útil. 

Ao usar as informações disponíveis, você pode melhorar a sua estratégia de SEO, bem como analisar melhor os seus dados de tráfego e obter insights que permitam descobrir quais conteúdos serão mais úteis para seu público. 

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