Marketing B2B e estratégias de Data Base Marketing
O sucesso do marketing B2B da sua empresa depende da qualidade dos seus dados. Por isso é vital cuidar do processo de captação e atualização desses dados.
Quando você conhece detalhes essenciais sobre as empresas e contatos que você está prospectando, tem uma melhor chance de fechar bons contratos com eles.
O sucesso do marketing B2B da sua empresa depende da qualidade dos seus dados. É importante estar criar um bom processo de aquisição, proteção e manutenção desses dados de clientes e terceiros quando desenhar sua estratégia de marketing digital e colocar para rodar seus anúncios online, especialmente porque a lei de privacidade de dados LGPD do Brasil já está em vigor.
Neste artigo esperamos te passar algumas informações e recomendações valiosas, leia atentamente e entre em contato conosco se tiver alguma dúvida.
Marketing B2B: O que é e qual a melhor estratégia?
O Marketing B2B (Business to Business) se concentra na divulgação e venda de serviços e produtos entre empresas, diferente do marketing B2C (Business to Consumer) que é focado na venda para o consumidor final.
As estratégias de divulgação B2B para o setor de compras de uma empresa envolvem ações muito diferentes daquelas orientadas para uma pessoa física como cliente final.
Geralmente a venda B2B é um pouco mais complexa e demorada, por ter maiores barreiras de entrada do que a venda B2C. Apesar de ações em feiras, congressos e eventos terem um bom apelo de vendas B2B, representam investimento de longo prazo a um alto custo que as torna proibitivas em muitos casos.
A estratégia de marketing B2B mais efetiva a um baixo custo é o SEO aliado com Inbound marketing B2B, podendo somar-se a algumas ações de outbound e marketing de influência.
Inbound Marketing B2B
Mais efetivo do que a prospecção outbound, o marketing de atração através de funis inbound é excelente forma aumentar suas vendas B2B.
Tem sido cada dia mais utilizada, sobretudo quando se tratam de vendas técnicas ou complexas, o inbound marketing b2b serve não somente para captar mais clientes como também para “educar” o seu mercado sobre os seus produtos, serviços e soluções.
Uma equipe de marketing B2B com um banco de dados frio ou desatualizado, no entanto, corre o risco de perder seu tempo em argumentos de marketing ineficazes.
Informações sobre o seu perfil de cliente ideal, setor de atuação, localização geográfica, tamanho da empresa e informações comportamentais, além de detalhes específicos sobre os pontos de contato reais (touchpoints) do seu alvo também são relevantes não somente para o marketing, como também para a proteção de dados.
Data Base Marketing: O que é e como implementar?
O Data Base Marketing é o uso de dados na estratégia de marketing de conteúdo e/ou marketing direto, muito utilizado em diversos tipos de estratégias de marketing digital.
Vendas B2B
A inteligência de dados pode e deve ser usado para aumentar as vendas B2B.
Uma bom relatório de dados B2B te ajuda a embasar tomadas de decisão com melhor capacidade analítica e preditiva, para aumentar a profundidade e o alcance de estratégias de vendas B2B.
Entre as estratégias digitais que mais utilizam o data base marketing podemos citar o SEO e o Inbound marketing, entre outras metodologias bastante utilizadas para incrementar as vendas B2B.
O data base marketing é uma forma de marketing B2B que utiliza as informações armazenadas de empresas clientes ou leads (clientes potenciais) para estabelecer uma comunicação personalizada que promova o seu produto ou serviço.
Além disso, são criadas jornadas e conteúdos específicos para seus clientes B2B que servem para preparar o seu perfil de cliente ideal, antes de fechar uma venda.
Inteligência de Dados e Data Base Marketing
O objetivo principal do data base marketing é compilar os dados obtidos e convertê-los em informações relevantes, gerando ações que aumentem as vendas B2B da sua empresa.
A distinção entre marketing direto e data base vem principalmente da atenção dada à análise de dados em ações de inbound marketing B2B.
Muita gente confunde análise da dados com business inteligence, mas apesar serem ramos próximos, são projetos completamente diferentes.
O data base marketing enfatiza o uso de técnicas estatísticas para desenvolver modelos de comportamento do cliente, que são então usados para selecionar o público das comunicações.
Como consequência, profissionais de data base marketing também tendem a ser grandes usuários(as) de data warehouses, porque quanto maior a quantidade de dados sobre os clientes maior a probabilidade de que um modelo mais preciso possa ser construído.
No caso do Marketing B2B a orientação dos dados é focada, obviamente, no público corporativo de um determinado setor ou departamento.
Data Warehouse: O que é e como usar no marketing B2B?
Uma data warehouse é uma plataforma ou sistema utilizado em BI (Business Inteligence) para análise avançada de dados de negócios.
Servem para realizar consultas, cruzar e comparar dados por períodos longos e em grandes volumes. Os dados podem ter fontes variadas, como logs de diferentes sistemas e aplicativos, extraindo o histórico de múltiplas bases de dados.
É fundamental para o trabalho de analistas de marketing e de negócios B2B, aprender a interpretar corretamente uma massa de dados cada vez maior.
Também não devemos confundir Big Data com Data warehouse. Enquanto Big Data é mais focado em grandes quantidades e volumes, o Data warehouse se concentra na coleta de dados históricos de diferentes operações de uma determinada empresa.
Uma aplicação que fazemos na agência glogs é a criação de relatórios completos e fáceis de entender, que facilitem a tomada de decisão em ações de marketing B2B.
Utilizamos dados históricos da sua própria empresa coletadas através de ferramentas de automação de marketing e cruzamos com informações históricas do Search Console e do Google Analytics modeladas no Google Data Studio.
Quando você sabe que seus dados são detalhados, atualizados e confiáveis, você pode se concentrar na construção de estratégias de marketing, no estabelecimento de relacionamentos sólidos e duradouros com seus clientes B2B.
Tipos de data base marketing
Existem dois tipos principais de data base marketing, aqueles voltados aos consumidores e aqueles direcionados aos negócios.
Os data base marketing para consumidores são dirigidos principalmente para empresas que negociam com pessoas físicas, no modelo chamado business to consumer, ou B2C.
Os data base marketing para empresas, o marketing B2B, costumam ser muito mais avançados nas informações que podem fornecer.
O "banco de dados" geralmente consiste em informações como o nome, endereço e os detalhes do histórico de transações de vendas internas ou sistemas de entrega, ou uma "lista" compilada comprada de outra organização, que capturou essas informações de seus clientes.
Fontes típicas de listas compiladas são formulários de captação de leads, formulários de inscrição para receber um orçamento, oferta, promoção ou material gratuito, entre outros.
É importante ressaltar que, com a entrada da LGPD em 2020, é preciso tomar uma série de medidas protetivas para garantir a privacidade de seus clientes, sobretudo se forem B2C.
Cuidado para sua campanha não se perder
Seu marketing B2B no spam
As comunicações de e-mail marketing geradas pelo data base marketing podem ser descritas como lixo eletrônico ou spam, se marcadas como indesejadas pelo destinatário, ou pelo algoritmo do e-mail da empresa alvo da sua campanha.
É preciso se atentar a esses detalhes, já que manter o contato com leads via e-mail é essencial para estratégias de e-commerce ou de inbound marketing.
LGPD e Marketing Digital
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada para regulamentar a utilização dos dados de clientes e consumidores.
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) do Brasil foi criada em 26 de agosto e já está em funcionamento.
Portanto é importante adequar o seu website para a LGPD, garantindo maior transparência e segurança para sua empresa e para seus clientes.
Consultoria para LGPD
Nossa agência oferece consultoria de conformidade com a LGPD para adequação do seu website e do seu setor de marketing como um todo.
Fazemos uma análise do seu website e das rotinas do seu departamento de marketing, indicando os pontos que devem ser implementados para entrar em conformidade.
A nossa Consultoria LGPD tem “aplicação transversal” e “multissetorial”, o que significa que se aplica tanto ao setor público como privado, bem como online e offline.
Também oferecemos “consultoria lgpd extraterritorial”, para sites, empresas ou organizações que processam dados pessoais de pessoas físicas no Brasil estão obrigados a cumprir a LGPD, independentemente de onde estejam ou operem no mundo.
Relatórios de Marketing Digital
Seleção e depuração de informações no marketing B2B e B2C
É preciso manter o foco nos dados que você deseja analisar. Informações de interações nas suas redes sociais, retorno sobre suas newsletters ou outros materiais vinculados a sua marca devem ser filtrados para que sua equipe de marketing tenha sempre em vista seus objetivos e prioridades.
Os relatórios de data base marketing podem ser direcionados à análise da estratégia de mídias sociais, blog, site, e-mail marketing, ROI (retorno sobre o investimento), custo de aquisição de cliente, resultados das ações, etc.
Um banco de dados B2B que é saudável hoje pode não ser amanhã. Devido à baixa de atualização dos dados, sua lista de contatos pode esfriar e perderá eficácia a cada mês - a menos que você a supervisione, metrifique e atualize constantemente.
Adequando sua empresa às melhores práticas de marketing B2B
Atualmente o marketing B2B é intrinsecamente ligado a coleta e tratamento de dados do mercado para guiar suas estratégias, sejam em campanhas de inbound marketing, tráfego pago, projetos SEO ou quaisquer outras estratégias digitais.
Manter a captação de clientes ativa através de bancos de dados constantemente atualizados, coletar e gerir consentimento, publicar novos conteúdos regularmente e gerir campanhas de marketing em sintonia com a análise dessas informações é um dos grandes desafios do marketing B2B.
Criar, publicar e monitorar suas campanhas utilizando data base marketing que respeitem as diretrizes da LGPD representam um novo patamar de segurança e profissionalismo. Solicite um orçamento e confira as possibilidades de aumentar suas vendas enquanto se mantém em dia com as estratégias mais efetivas do marketing B2B.
Solicite um orçamento e confira as possibilidades de aumentar suas vendas enquanto se mantém em dia com as estratégias mais efetivas do marketing B2B.