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Marketing Digital para Indústrias com automação de funil de vendas B2B

O perfil de negócios B2B tem suas características e desafios. O marketing digital para indústrias visa a otimizar as vendas e automatizar processos e tarefas de comunicação e distribuição.

Como fazer marketing digital para indústrias

O que é Marketing B2B?

B2B (business to business) é um modelo de negócio em que o cliente final é uma outra empresa e não uma pessoa física (B2C- business to customer).

As campanhas de marketing B2B precisam ser inteligentes, focadas e sintonizadas com as necessidades dos compradores, para alcançar os principais tomadores de decisão que, em última instância, determinam o que suas empresas irão comprar.

A complexidade do ambiente de marketing atual tornou as plataformas de automação de marketing e outras soluções de software de marketing essenciais para indústrias e fábricas de todos os tamanhos.

Os desafios do marketing B2B

Ao contrário dos clientes B2C, que podem realizar marketing / branding em espaços públicos, como outdoors e publicidade na mídia tradicional, as empresas B2B dependem de um marketing mais direcionado para alimentar seu funil de vendas.

Essa necessidade de melhor encaminhamento inclui a filtragem de leads (clientes em potencial) na própria fonte para verificar claramente a intenção e o interesse e não desperdiçar dinheiro e tempo com clientes que não tenham poder de decisão para efetuar grandes compras.

Mapeamento do setor de compras

Para localizar seus clientes externos e internos dentro da cadeia de suprimentos e de distribuição sua marca precisa realizar um bom mapeamento de dados e estar bem posicionada nos resultados das pesquisas que estes mesmos cliente fazem em mecanismos de busca como o Google.

Na internet, seus clientes realizam pesquisas em diferentes momentos da jornada de compra, e o Google verifica a intenção com base nas sequências de pesquisa, chamadas de palavras-chave.

Em outras palavras, em vez de escrever conteúdo e depois comercializá-lo, o marketing digital para indústrias se concentra em escrever conteúdo para um público decisor, justo no momento em que utiliza os mecanismos de busca para sanar dúvidas e problemas frequentes.

Com base em padrões de pesquisa já existentes você pode criar conteúdos mais segmentados que alcançarão seu público alvo.

Em vendas B2B você pode focar no perfil de buscas realizado pelo setor de compras das empresas que você quer como clientes, pode focar no setor de parcerias para encontrar novos distribuidores e/ou revendedores.

Além disso, pode conjugar o B2B com o B2C para impulsionar as vendas, facilitando os esforços da cadeia de distribuição e de logística.

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Automação do Funil de Marketing

Um funil de marketing B2B é implementado através de uma ferramenta de automação de marketing e vendas usada para mapear, visualizar e planejar a captação de novos contatos em toda a cadeia e sua conversão em clientes B2B de sucesso.

A fase inicial (topo de funil) começa com a educação do(a) cliente sobre termos mais amplos, para que conheça gradualmente sua empresa, seus produtos e serviços, com objetivo de levar o(a) cliente potencial a fazer um pedido de orçamento ou uma compra.

O objetivo do funil de marketing e de vendas é planejar e mapear a interação e a experiência do(a) cliente em potencial, de modo que as ações do seu plano de marketing digital para indústrias consiga converter os visitantes em contatos cadastrados (leads), e convertendo os contatos cadastrados em clientes com o menor custo.

Para as equipes comerciais (e de marketing), um dos maiores desafios pode ser determinar o momento certo para abordar os leads para fechar uma venda.

É aí que a automação de marketing pode simplificar o processo, nutrir e qualificar potenciais clientes com base em seu comportamento no site, pesquisas realizadas no Google, interação em redes sociais e/ou aplicativos e promoções da sua marca.

Ferramentas do marketing digital para indústrias

Utilizar aplicativos adequados e ferramentas de automação podem agilizar a gestão do seu marketing, organizando e aperfeiçoando seu funil de vendas enquanto promove maior controle e disseminação do seu conteúdo e mapeando métricas associadas ao engajamento e interação de seus leads e clientes internos e externos.

computador

Um exemplo: Um chatbot integrado com seu funil de marketing pode ser utilizado como botão flutuante na versão mobile do seu website, para responder às perguntas mais frequentes e manter os leads engajados, isso pode ajudar a mantê-los ativos ao longo do funil de vendas para aumentar as conversões e fechamentos.

Ferramentas de automação de marketing que distribuem conteúdo de forma mais eficiente e com maior precisão já são utilizadas amplamente por vários profissionais de marketing B2B.

Chatbots construídos com inteligência artificial que podem não apenas conversar com clientes potenciais, para responder a perguntas simples, mas também conduzi-los mais adiante em seu funil de vendas são outra opção cada vez mais popular.

O uso de newsletters, páginas de captura, pesquisas de satisfação e outros conteúdos automatizados através das redes sociais e de e-mails personalizados permitem que os setores de compras saibam que você entende suas necessidades, e dedica seu tempo para ouvi-los e atendê-los.

CRM - Gestão de Relacionamento com o cliente

O CRM é uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente que pode automatizar boa parte dos pontos de contato do cliente com a empresa para identificar novas oportunidades.

Ele é uma ferramenta de vendas que pode promover uma melhor organização e controle de todo o processo de negócios dentro de um indústria.

Ele pode registrar automaticamente as interações com seus contatos, postar lembretes de tarefas, como atividades de acompanhamento, e reunir todas as informações necessárias para lidar com seus clientes internos e externos em um só lugar.

E se um contato interessado não se tornou seu cliente no final do funil de vendas, você tem a vantagem de saber que conseguiu uma conexão com aquela pessoa, planejando as próximas interações a longo prazo.

Automatizar o CRM é útil para todo tipo de indústrias, podendo focar nos pontos da cadeia de suprimentos que forem mais importantes, priorizando distribuidores e mantendo o foco da equipe de vendas nos indicadores mais estratégicos.

Acompanhamento de Distribuidores Perdidos

A automação do marketing digital para o setor industrial também funciona como uma ferramenta de resgate, relacionamento e conversão futura de distribuidores interessados que ainda não compraram, ou de negociações perdidas para os concorrentes.

A automação de marketing funciona em diversos casos, como:

  • Distribuidores que não estavam preparados para a compra;
  • Distribuidores que, após uma avaliação mais criteriosa foram considerados fora do perfil de cliente ideal;
  • Distribuidores que pararam de responder e foram perdidos por desengajamento;
  • Distribuidores antigos que deixaram de fazer pedidos de uma hora para outra.

É importante avaliar a necessidade de construir uma segmentação diferente como condição de entrada no fluxo do inbound marketing industrial para este perfil de distribuidores que deixou de comprar.

Além disso é importante adequar-se a LGPD e solicitar consentimento para enviar boletins por e-mail ou outras comunicações de marketing, que não sejam transacionais.

Marketing digital para o Setor Industrial

Somos uma agência de marketing digital para indústrias com experiência em campanhas B2B, trabalhamos com ferramentas avançadas de automação e desenvolvemos soluções customizadas para diferentes setores industriais.

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