Skip to main content

Mídias Sociais X Redes Sociais: Entenda as diferenças

Você sabe as diferenças entre mídias sociais e redes sociais? Descubra agora e turbine a divulgação da sua empresa!

Entender as diferenças entre mídias sociais e redes sociais é fundamental, principalmente, para aquelas empresas que desejam ter uma presença digital forte e estratégica.

Isso porque, com a evolução constante das plataformas digitais, é importante que as empresas saibam usar cada uma delas de forma adequada para alcançar seus objetivos de marketing e comunicação. 

Por isso, neste artigo, além de explicar o que são as mídias sociais, sua importância e seus diferentes tipos, também vamos explicar as diferenças destes canais com as redes sociais, a fim de ajudar sua empresa a se destacar no ambiente digital. Boa leitura! 

O que são as mídias sociais?

As mídias sociais desempenham um papel significativo na comunicação digital, já que são plataformas e canais online que permitem a criação, compartilhamento e disseminação de conteúdo, por meio de interações digitais. 

Elas são projetadas para facilitar a comunicação e a conexão entre indivíduos, grupos e organizações, permitindo que as pessoas se expressem, interajam e participem de conversas virtuais.

Nesse sentido, uma plataforma, site ou aplicativo, é considerado uma mídia social, quando:

  • ela permite que os usuários interajam entre si;
  • compartilhem conteúdo de forma descentralizada;
  • incentivem a participação colaborativa.

As mídias sociais abrangem uma ampla variedade de formatos de conteúdo, incluindo textos, imagens, vídeos, áudios e outros tipos de mídia. 

Essas plataformas podem ser usadas para diversos fins, como networking, marketing, entretenimento, educação, divulgação de informações, e, claro, para fins profissionais. 

Nesse sentido, vale ressaltar, que as mídias sociais permitem, de forma muito importante, a comunicação entre empresas e seu público, se tornando canais indispensáveis para uma boa estratégia de marketing.

Sabendo disso, sua estratégia de marketing já conta com algum canal de mídias sociais? 

Quais são os tipos de mídias sociais?

As mídias sociais, atualmente, envolvem uma série de diversos formatos e dinâmicas na internet.

Confira os principais tipos.

Redes Sociais

Plataformas que permitem a criação de perfis pessoais ou comerciais, onde os usuários podem se conectar com outras pessoas, compartilhar atualizações, fotos, vídeos e interagir por meio de recursos como "curtidas", comentários e mensagens diretas. Exemplos incluem Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Plataformas de Compartilhamento de Vídeos

Sites que possibilitam o envio, visualização e compartilhamento de vídeos. Exemplos incluem YouTube, Vimeo e TikTok.

Blogs

Websites onde indivíduos ou organizações podem criar postagens de texto, imagens, vídeos ou combinações de mídia para compartilhar informações, opiniões ou conhecimento sobre tópicos específicos.

Fóruns e Comunidades Online

Espaços digitais onde pessoas podem discutir tópicos específicos, fazer perguntas, responder dúvidas e participar de conversas interativas.

Microblogging

São redes sociais que permitem compartilhar atualizações curtas de texto ou mídia. Exemplos incluem X (antigo Twitter) e o Tumblr.

Plataformas de Compartilhamento de Fotos e Imagens

Sites e aplicativos focados em compartilhar fotos e imagens. Exemplos incluem Flickr, Instagram, Pinterest e Snapchat.

Podcasts e Plataformas de Streaming de Áudio

Plataformas que hospedam e distribuem conteúdo de áudio, como podcasts, música e programas de rádio online. Exemplos incluem Spotify e Soundcloud.

Qual a importância das mídias sociais?

As mídias sociais são extremamente importantes, devido, principalmente, aos seus números que são impressionantes. Confira:

  • 3,48 bilhões de usuários ativos em todo o mundo; 
  • 3,25 bilhões acessando por dispositivos móveis;
  • 95% da América do Norte e 73% da América do Sul conectadas às redes;
  • além de 140 milhões de usuários ativos no Brasil.

Esses dados destacam o poder das mídias sociais em conectar comunidades em escala global, como revelado pelo relatório The Global State of Digital in 2019, da Hootsuite.

Qual é a diferença entre mídias sociais e redes sociais? 

Mídias sociais e redes sociais são dois termos que são frequentemente usados ​​de forma intercambiável, mas há uma diferença importante entre eles.

Mídias sociais são um termo mais amplo que se refere a qualquer plataforma que permite que as pessoas compartilhem conteúdo e se conectem umas com as outras. As mídias sociais podem ser usadas para fins pessoais ou profissionais.

Redes sociais são um tipo específico de mídia social que se concentra na conexão entre pessoas. As redes sociais geralmente permitem que os usuários se conectem com amigos, familiares e colegas.

solicite orcamento

Este é, mais um daqueles casos dentro do marketing, que tem conceitos muito próximos e muitas vezes são confundidos, mas que têm as suas diferenças.

Mídia social é um termo amplo, mais completo, que engloba todos os canais e ferramentas utilizados para compartilhar conteúdo e mensagens, enquanto as redes sociais têm um foco maior no relacionamento entre pessoas e menos ênfase na divulgação de conteúdo. 

Alguns exemplos de mídias sociais que não são redes sociais incluem:

  • Blogs: Plataformas onde as pessoas podem publicar conteúdo regularmente, como artigos, vídeos ou podcasts.
  • Sites de compartilhamento de vídeos: Plataformas onde as pessoas podem compartilhar vídeos com outras pessoas.
  • Sites de compartilhamento de fotos: Plataformas onde as pessoas podem compartilhar fotos com outras pessoas.

As redes sociais são um componente importante da mídia social, mas não são a única forma de mídia social.

Dicas rápidas de mídias sociais 

Muitas empresas ainda precisam encontrar a estratégia certa para alcançar seu público-alvo nas mídias sociais. 

É importante não apenas estar presente, mas também interagir e construir confiança com os seguidores. 

Algumas dicas que selecionamos, para o sucesso nas mídias sociais, incluem: 

  • ser engajado;
  • promover conteúdo de valor e autêntico, através das estratégias do inbound marketing; 
  • trabalhar com um tom humano e atencioso;
  • direcionar o conteúdo para as pessoas certas, conhecendo seu público-alvo; 
  • ser útil e oferecer valor aos seguidores; 
  • e ser criativo, buscando constantemente inovação para se destacar em um ambiente em constante mudança.

Uma agência de mídia social, pode ser útil para empresas que desejam ter uma presença forte e estratégica nas redes sociais. 

Essas agências, como a Glogs, podem ajudar a criar um planejamento de conteúdo, criar campanhas de publicidade, monitorar a reputação da marca, gerenciar as interações com seguidores e analisar os resultados das ações realizadas. 

Com uma agência especializada, as empresas podem ter uma presença mais efetiva nas mídias sociais e alcançar seus objetivos de marketing e comunicação.

Conclusão 

Muitas vezes as mídias sociais e as redes sociais são confundidas, mas elas possuem algumas diferenças que detalhamos ao longo do artigo. 

As mídias sociais são um conceito mais amplo, que inclui todas as plataformas digitais que permitem a criação e o compartilhamento de conteúdo, como blogs, fóruns, sites de compartilhamento de fotos e vídeos, entre outros. Já as redes sociais são um tipo específico de mídia social, que permite a conexão e interação entre pessoas com interesses em comum.

Um ponto em comum entre as mídias sociais e redes sociais é a necessidade de ter o negócio presente em cada uma delas, já que é nestes lugares,  onde o seu público está. 

As pessoas passam cada vez mais tempo nas mídias e redes sociais, utilizando-as como fonte de informação, entretenimento e interação social. 

Se você quer fazer a presença do seu negócio nas plataformas de mídia sociais, e quer contar com a ajuda e orientação de especialistas, entre em contato com a Agência Glogs. Nosso time irá te ajudar!

Marketing Digital


Conheça os cases campeões em marketing digital da Glogs e entre em contato conosco para realizar sua ação de marketing digital.

Atendimento virtual - clique aqui
Fale conosco no (11) 3462-6758
Escritórios
São Paulo
Avenida Paulista, 2202
12º andar, Bela Vista
São Paulo/SP, 01310-100
+55 11 3462-6758
Santiago

Lo Encalada, 243
Oficina 1, 2º piso
Ñuñoa, Santiago, Chile
+56 9 5431-7908