Mobile First: 5 passos para implementar no seu website

Aprenda a colocar em prática o mobile first em sua página web, conheça agora os 5 passos mais importantes!

O Brasil é o país com mais smartphones conectados da América Latina, segundo um relatório da GSMA  - entidade que representa operadoras móveis do mundo inteiro.

Até o fim de 2017, quando o estudo foi realizado, o nosso país já contabilizava mais de 234 milhões de conexões e, a tendência, é que esse número hoje seja bem maior, já que o tráfego de dados via mobile aumenta, em média, 50% todos os anos.

E, desse cenário de constante crescimento vivido no Brasil, a maneira mais fácil e eficiente de levar um serviço, ou produto, até um determinado consumidor, é por meio do marketing em dispositivos móveis e celulares. 

Nesse sentido, implementar usabilidade mobile first é essencial para o bom desenvolvimento de sites e para proporcionar uma boa experiência aos milhões de usuários mobile.

Por isso, no conteúdo de hoje, além de explicar melhor o conceito e o que ele tem a ver com a era dos smartphones, vamos ensinar os 5 passos fundamentais para implementar a mobile first no seu website. Vamos lá! 

O que é mobile first?

Mobile first é um conceito de usabilidade e design para a criação de sites, que foi desenvolvido entre meados de 2009 e 2010.

O conceito “mobile first” é focado, principalmente, na experiência do usuário de smartphones e tablets antes de qualquer outra plataforma, garantindo um conteúdo que seja desenvolvido, acessível e otimizado primeiro para dispositivos móveis e depois para desktops.

A mobile first leva em conta as limitações da internet, bem como a potência de processamento e tamanho de tela, tornando-se uma prática cada vez mais importante na criação de sites modernos.

O mobile first, em alguma medida, substitui o conceito de usabilidade “responsiva” onde o conteúdo é desenvolvido primeiro para desktop e depois adaptado para o mobile. 

Como o volume de tráfego via celulares é muito superior ao de computadores, investir em mobile first é, sem dúvidas, uma necessidade real para quem busca, independente do segmento, se destacar nas plataformas digitais.  

solicite orcamento

Por que utilizar o mobile first?

Ao implementar esse novo conceito de usabilidade no desenvolvimento do seu website, vai ser possível proporcionar inúmeros benefícios para o seu negócio. Vejamos quais são as vantagens do mobile first:

Melhora a experiência do usuário

Ao focar no design mobile first, você garante que os usuários de dispositivos móveis tenham a melhor experiência possível, já que o design do mobile permite que você utilize layouts flexíveis que se adaptam às diferentes resoluções e dispositivos, assim como os designs responsivos, porém com melhor visualização mobile. 

Isso significa usar imagens leves, mais bonitas visualmente, assim como fontes grandes e legíveis para a leitura no celular, garantindo uma experiência completa, informativa e agradável para a grande maioria dos usuários, que acessam tudo diretamente pelo smartphone.

Otimização do carregamento das páginas

Além disso, com o mobile first, o design do seu website terá um carregamento rápido para que os usuários móveis não sejam penalizados. 

Ao excluir informações que não são importantes e priorizar os dispositivos móveis, vai ser possível oferecer aos seus usuários sites mais leves, que consigam carregar de forma rápida, progressiva e funcional tanto no mobile como no desktop.

Dessa forma, ao implementar o mobile first em em seu conteúdo, você garante que os usuários móveis consigam obter o que eles precisam rapidamente e de forma fácil. 

Melhor ranqueamento do Google 

O Google anunciou oficialmente, em março de 2018, uma modificação relevante em seu algoritmo: a partir daquele momento, os formatos de indexação e ranqueamento da plataforma seguiriam o conceito de mobile first.

Ou seja, de acordo com essa nova mudança, quem tem um site otimizado para dispositivos móveis sai na frente dos seus concorrentes e se destaca nas pesquisas.

Portanto, com o mobile first, você tem a oportunidade de otimizar e melhorar seu ranqueamento de SEO, pois buscadores como o Google dão mais ênfase ao conteúdo mobile friendly com UX mobile first.

Ao chegar até aqui, você deve ter notado a importância de ter um site desenvolvido com usabiliadade mobile first, certo? Agora você vai entender, na prática, como aplicar este conceito no seu website. 

Mobile First: 5 passos para implementar em seu site 

Para ajudar a entender o UX mobile first, vamos mostrar como implementar o mobile first em seu site, através de 5 passos fundamentais. 

1) Teste como seu público alvo utiliza os celulares

A era mobile está mudando o modo como o conteúdo é criado para o mundo digital. 

Nesse sentido, é fundamental para a eficácia de um site, entender com quem você está conversando e como o seu público alvo utiliza os dispositivos móveis para obter os melhores resultados. 

Você deve começar a entender quem é o seu usuário e qual o conteúdo que deverá ser feito para ele, antes de implementar quaisquer outras práticas como, por exemplo, o design do site ou a produção de conteúdo para versão mobile. 

Você precisa saber por exemplo:

  • Como seu público está usando seu celulares e tablets?
  • Como seu público-alvo prefere acessar a internet?
  • Quanto tempo ele gasta online usando um dispositivo móvel?
  • O que seu público espera ao acessar o seu site desde um celular? 
  • Quanto tempo o seu website leva para abrir em dispositivos móveis?
  • Quais os indicadores de carregamento no PageSpeed e Web Core Vitals?
  • O que o Google Analytics e o Search Console informam sobre a utilização do seu website? 

Essas são só algumas perguntas iniciais importantes para você considerar.

Uma vez que você entenda como seu usuário utiliza o seu website via celular, será mais fácil pensar em como implementar o mobile first em seu site. 

2) Velocidade de Carregamento em dispositivos móveis 

O segundo passo, após entender para quem seu site vai ser criado, é acelerar a velocidade de carregamento e otimizar a sua página para a melhor experiência possível em dispositivos móveis. 

Otimizar o conteúdo para dispositivos móveis é uma ótima maneira de criar um site com ótimo desempenho. Sobretudo as imagens e os códigos precisam carregar rapidamente.

É importante que você verifique se todos os elementos da página estão sendo exibidos corretamente em diferentes tamanhos de tela e em diferentes navegadores utilizados em tablets e celulares. 

Para isso, você deve otimizar o seu código, instalar plugins que possam otimizar o cachê das páginas, migrar para um VPS e/ou um CDN e desenvolver a sua página para torná-la mais rápida. 

3) Redesign para Usabilidade Mobile First

O design mobile first tem se tornado cada vez mais importante para projetos e serviços digitais, desde o início do projeto o framework de desenvolvimento precisa ser direcionado para os difrentes dispositivos móveis.

O conceito, que vai além do design responsivo, trabalha para otimizar e melhorar a  interação das pessoas que vão navegar em sua página através de smartphones e tablets.

Nesse sentido, o design mobile first deve ter interfaces amigáveis e intuitivas que facilitem a experiência do usuário, com botões e fontes de tamanho apropriado para o toque, sendo geralmente de dimensões maiores que no design para computadores, laptops e desktops.

Seu design também deve ser fluido e adaptado ao tamanho do dispositivo, para garantir uma experiência agradável para o seu usuário.

4) Facilite a navegação mobile  

Facilite a navegação do seu usuário criando elementos fundamentais visíveis e que permite que ele encontre o que está procurando, sem a necessidade de clicar em nada, apenas rolando a tela. 

Aposte também em bons CTAs, para otimizar a integração e aumentar a taxa de conversão. Diferente do mouse em desktops, os usuários de dispositivos móveis vão utilizar os dedos para deslizar e tocar a tela. 

Nesse sentido, é importante fazer testes de navegação e de toque em CTAs e hiperlinks, de acordo com o tamanho das telas dos smartphones dos usuários que você deseja alcançar.

5) Adeque sua página mobile para SEO 

Por último, execute a análise de SEO e certifique-se de que as palavras-chave com muita busca, estejam contidas nas principais páginas do seu site e faça ajustes para a busca mobile. 

É importante usar palavras-chave e conteúdos relevantes, usando tags SEO para melhorar o ranqueamento nas pesquisas realizadas em dispositovos móveis, uma vez que esta será uma das fontes de tráfego mais importantes. 

Ao seguir estes 5 passos, caso você seja programador poderá implementar mobile first em seu site e aumentar a velocidade de carregamento nos dispositivos mobile, garantindo uma melhor experiência para o usuário móvel e melhores resultados de SEO, bem como aumentar as chances de sucesso de seu site significativamente.

Caso você não seja programador web, recomendamos contratar uma agência web especializada em mobile first. Entre em contato conosco para solicitar um orçamento sem compromisso.

Conclusão 

Com a crescente utilização de celulares e tablets, as pessoas estão em busca de simplicidade e usabilidade em suas experiências online e, por isso, implementar o mobile first no seu website é mais que um diferencial, é uma necessidade.

Se você não investir neste desenvolvimento web para melhorar a usabilidade e aumentar a velocidade de carregamento nos dispositivos móveis, pode perder os seus visitantes e muitas oportunidades de negócios. 

Ao focar no design "mobile first", você garante que seja possível que seu público-alvo acesse seu conteúdo de maneira fácil e rápida a partir de qualquer dispositivo, além de otimizar o carregamento da sua página, bem como melhorar seu ranqueamento no Google. 

Ficou alguma dúvida? Quer solicitar um orçamento sem compromisso? Entre em contato com o nosso time de especialista da Agência Glogs para implementar o mobile first no seu site.

Solicite uma análise web sem compromisso para saber qual o nível de adequação e otimização do seu website.

alta conversao, Marketing Digital


Conheça os cases campeões em marketing digital da Glogs e entre em contato conosco para realizar sua ação de marketing digital.

Atendimento virtual - clique aqui
Fale conosco no (11) 3462-6758
Escritórios
São Paulo
Avenida Paulista, 2202
12º andar, Bela Vista
São Paulo/SP, 01310-100
+55 11 3462-6758
Santiago

Lo Encalada, 243
Oficina 1, 2º piso
Ñuñoa, Santiago, Chile
+56 9 5431-7908


Todos os direitos reservados - Agência Digital Glogs