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Página de Vendas: Check-list para criar um layout de alta conversão

Saiba quais são os itens indispensáveis para uma página de vendas de alta conversão. 

Ter uma boa página de vendas melhora a sua taxa de captação de clientes e de fechamento, além de aumentar o caixa do seu negócio.

Mesmo que plataformas como as redes sociais já disponibilizam canais de vendas direto ao consumidor final, ter uma página de vendas própria ainda é fundamental para seu negócio online.

O que é página de vendas?

A página de vendas é um tipo de página de captura onde você oferece um produto ou serviço visando a sua compra pelo cliente ideal.

Com um endereço exclusivamente dedicado ao lançamento de um produto ou serviço, ou a etapa final de um funil de vendas.

Será na sua página de vendas que o seu cliente em potencial terá acesso a sua oferta, preços e condições de compra.

Além disso, a página de vendas gera uma oportunidade de conhecer as qualidades, garantias e benefícios do seu produto ou serviço.

Tais características também serão aquelas relacionadas a sua marca, podendo ressaltar brevemente também seu portifólio, estudos de caso e cases de sucesso.

Muitas vezes o cliente apresenta objeções, avalia sua oferta, ou simplesmente tem dúvidas sobre o que você está vendendo.

É na sua página de vendas que seus esforços devem se voltar para tirar as dúvidas mais frequentes e vencer essas e outras objeções comuns dos seus clientes.

Uma demonstração do funcionamento e aplicações do seu produto ou serviço pode fazer parte dessa página de vendas.

Uma página de vendas também é uma maneira de priorizar um portfólio permanente de seus produtos e/ou serviços para cada nicho de clientes que seu negócio atende.

Lembre-se de que a página de vendas é uma etapa importante na jornada de compra do seu cliente, aluno ou paciente.

O Layout e o conteúdo da página de vendas influenciam bastante antes de finalizar uma compra.

É sua última oportunidade de convencer o cliente potencial de que seu negócio é o ideal para solucionar seus problemas ou responder a uma necessidade ou desejo específicos.

infografico pagina de vendas

Tipos de página de vendas

Não há um modelo de página de vendas genérica que seja garantia de sucesso.

Nenhum layout serve para todos os casos, é necessário estudo do seu perfil de cliente ideal para criar uma página personalizada.

Apesar de haverem itens essenciais que fazem parte de uma página de vendas de alta conversão, o layout da página deve focar em um público-alvo específico, lidando com detalhes como design, conteúdo e linguagem.

Clientes recorrentes da sua empresa talvez busquem mais detalhes sobre seu produto ou serviço do que clientes novos e isso deve ser levado em consideração quando você construir sua página de vendas. 

A página de vendas destinada a atingir um público que ainda não é seu cliente deve dispor de mais informações e opções para seu cliente potencial.

Você pode criar uma persona, uma representação do seu público-alvo através de um cliente ideal, para dialogar com esse novo cliente.

Informações que aumentem a confiabilidade da sua página de vendas são importantes para que o cliente potencial fique mais à vontade para finalizar sua compra.

Como criar uma página de vendas

Você pode criar sua página de vendas utilizando ferramentas ou plataformas online e programando alguns detalhes, é mais fácil utilizar modelos do que fazê-la do zero.

Hoje em dia existem muitas ferramentas como o Joomla, Drupal, WordPress, E-goi, RD Station, Hubspot com ótimos recursos para criação de sites com páginas de vendas.

Mas para tirar maior proveito dessas e de outras plataformas de construção de páginas de vendas é recomendável conhecer um pouco de programação, de SEO, de comunicação e de proteção de dados e de privacidade. 

Você também pode contar conosco para desenvolver o website da sua empresa e/ou criar sua página de vendas de alta conversão. 

O benefício de contar com uma boa agência de marketing digital especialista em otimização de sites é que você não terá de se preocupar com detalhes técnicos como programação, criação de design, manutenção periódica e segurança digital.

Checklist para criar um layout de alta conversão

Para campanhas de resultados com marketing digital de alta performance, sua página de vendas deve conter os seguintes pontos:

  1. UX Mobile First e Tempo de Carregamento;
  2. Usabilidade direcionada para conversão;
  3. Design profissional focado no seu público-alvo;
  4. Experiência de navegação em diferentes dispositivos;
  5. SEO - Search Engine Optimization;
  6. Conteúdo estruturado para os mecanismos de busca;
  7. Oferta atraente para o público-alvo do seu negócio;
  8. Tags de Acompanhamento de Conversões;
  9. Política de Privacidade e de Cookies;
  10. Botões CTA - Call To Action.

Esses são apenas alguns dos tópicos essenciais para sua página de vendas ter sucesso.

Para reduzir os feedbacks negativos ou pedidos de cancelamento você pode incluir mais informações sobre o que você oferece na página de vendas.

Caso você anuncie um kit de ferramentas para bicicletas, ela atende todos os modelos de bicicletas?

Esse kit pode ser transportado como bagagem de mão num voo internacional?

Afunilar o tipo de público que você atende pode contar com diferentes informações, algumas delas podem ser facilmente descartadas por determinado perfil de clientes.

Questões específicas para o produto ou serviço que você oferece devem ser discutidas para que qualquer objeção do cliente seja exposta e elucidada.

Além disso, veremos adiante como estruturar o conteúdo através de blocos que criam um layout de alta conversão para sua página de vendas.

Título ou promessa

Seu título deve captar imediatamente a atenção do leitor e trazer uma informação real sobre o que você oferece enquanto cria uma expectativa.

Ele precisa ser específico, voltado para o seu público-alvo naquele momento da jornada de compra, e utilizar uma linguagem adequada ao perfil desse mesmo público.

Do mesmo modo, o título na página de vendas precisa gerar reconhecimento entre o que você promove e o que esse cliente em potencial busca.

Vídeo de vendas

Inclua um vídeo interessante sobre seu produto ou serviço que desperte fortes emoções em seu potencial cliente. 

Mostre ao visitante que o que você oferece é exatamente o que ele procura.

Seu conteúdo pode envolver a história do produto ou serviço desde sua criação até o produto final que está sendo ofertado.

Se possível insira uma demonstração do que o cliente irá obter concluindo a compra.

Aproveite o vídeo de vendas para que o cliente possa visualizar os próximos passos e se identificar com os benefícios e soluções do seu produto ou serviço.

Caso você esteja lançando um curso online você pode mostrar o que cada módulo irá tratar e que conhecimentos e/ou habilidades o cliente irá adquirir ao término dos módulos e do curso.

Benefícios

Informe o que seu cliente será capaz de fazer, quais as transformações ou quais soluções terá após adquirir seu produto ou serviço.

Mais do que as características ou funcionalidades do produto ou serviço, o cliente precisa ter evidente quais as vantagens que conseguirá com o que você está vendendo.

Bônus

Você pode oferecer um material extra como bônus, um e-book, modelos de documentos ou outro infoproduto, por exemplo.

Esses bônus adicionais podem ajudar o cliente a alcançar resultados mais rápidos ou complementar o seu produto ou serviço principal.

Ofereça bônus úteis o suficiente para despertar o desejo do público de fechar a compra.

Ao detectar deficiências ou objeções comuns em seus produtos ou serviços, você pode criar um novo bônus para complementar essa deficiência e melhorar a sua oferta.

A criação de bônus baseada em objeções frequentes é uma tática de vendas bastante utilizada por ser bastante efetiva e eficaz.

Além disso, você pode utilizar um bônus para “empacotar” sua oferta de maneira promocional, em datas do ano em que precisar aumentar a pressão de vendas.

Esse material pode servir como aquele empurrãozinho final para que seu cliente potencial feche o negócio.

Que cliente não gosta de ganhar um presente a mais, não é mesmo?

Testemunhos

Inclua vídeos, áudios ou textos de testemunhos daqueles clientes mais antigos e leais que já indiquem que seu produto ou serviço, reforçando que você entrega o que promete, respaldando sua qualidade e explicando os resultados adquiridos após a compra.

Esses depoimentos são considerados pelos clientes que estão te avaliando como uma verdadeira prova que passa mais segurança para quem está a busca de um produto ou serviço.

Avaliações de outros compradores, alunos ou pacientes do seu negócio, instituição de saúde ou de ensino ajudam a trazer o fator da prova social, um fator importante para a decisão de compra de novos clientes.

Quanto mais inseguro e indeciso o cliente estiver, mais importante a qualidade e a quantidade de testemunhos e provas para que este cliente conheça seus cases, confie nos resultados que serão entregues e faça a compra em sua página de vendas de uma maneira tranquila e saudável.

Depoimentos reais de clientes que queiram ajudar outros são muito valiosos para quem está indeciso.

Seu cliente busca saber das reais qualidades do que você oferece através da opinião de seus clientes. Isso tem mais peso do que aquilo que você promete resolver.

O ideal é planejar a captação de testemunhos e estudos de caso pensando sempre nestes diferentes tipos de clientes ideais, evitando repetir muitos depoimentos do mesmo tipo de cliente.

Quanto mais depoimentos houver maior diversidade nos testemunhos o que amplia a probabilidade de uma dessas avaliações tocar os seus diferentes perfis de clientes em potencial.

Para captar depoimentos você pode solicitar aos clientes inscritos em sua lista de contatos que respondam a um e-mail ou que preencham um formulário online solicitando uma avaliação de seus produtos e serviços.

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Preço e formas de pagamento

No fechamento da compra revele o preço final, garantias, prazos de entrega e as formas de pagamento disponíveis.

Nesse bloco da sua página de vendas seu cliente já deve estar convencido de que a compra do seu produto ou serviço é um bom negócio.

Você pode adicionar ícones com as diferentes opções de pagamento e selos da garantia disponibilizada. 

Mais do que uma compra seu cliente deverá assumir que está realizando um investimento que o ajudará a resolver algum problema e trará vantagens e benefícios.

Chamada para ação (CTA)

Evidencie o que o cliente deve fazer em seguida para concluir o negócio através de uma chamada para ação (CTA), que pode ser feita em forma de botão com um texto que convida o usuário a confirmar sua compra.

Além do texto, a cor do botão ou da arte pode influenciar na conclusão da venda.

Sua página de vendas pode conter versões diferentes da sua CTA e fazer um teste A/B para conferir qual versão converte mais clientes.

Perguntas frequentes

Vença as mais específicas objeções dos seus clientes ideais através de respostas às perguntas mais frequentes (FAQ, sua sigla em inglês).

Perguntas como a que citamos na seção anterior podem ajudar a orientar esse segmento da sua página de vendas.

Trajetória e Storytelling

Fale da sua empresa e/ou de quem criou o produto ou serviço que você agora disponibiliza através de uma pequena trajetória da sua empresa na sua página de vendas.

Acima de tudo o foco deve ser sobre os resultados e como foi que sua empresa começou ajudar os seus clientes a alcançá-los.

Você pode incluir uma parte sobre a motivação pessoal, contando algum caso que ilustre suas razões para trabalhar neste projeto específico.

As pessoas amam saber o porque as pessoas e as empresas fazem o que fazem, todos buscamos um sentido que vá além do estritamente comercial.

Em geral os clientes querem saber os bastidores das tomadas de decisão, os fracassos e as superações que ocorreram e te levaram a oferecer os seus produtos e serviços.

Em todo caso, seja sempre breve ao contar sua trajetória e foque sempre mais no testemunho de outros clientes, no seu portifólio e casos de sucesso.

Garantias

Supere rapidamente as objeções do seu cliente em potencial oferecendo garantias para que ele conclua a compra na sua página de vendas.

Uma das garantias possíveis é oferecer infoprodutos, serviços adicionais ou reembolso em caso de insatisfação com o produto ou serviço.

Geralmente isso ajuda a vencer as objeções mais comuns de clientes em qualquer área de atuação.

Há dois tipos de garantia de acordo com seu negócio e do tipo do seu cliente: condicional e incondicional.

A garantia incondicional é aquela que pode ser acionada num certo período de tempo sem uma contrapartida, geralmente sua validade é mais curta, de 14 ou 30 dias, em média.

Na garantia incodicional ele cancela a compra e recebe o dinheiro de volta.

O mínimo exigido por lei é uma garantia de 7 dias para compras online.

Já a garantia condicional costuma ter um prazo maior para ser solicitada, porém está atrelada a alguma condição.

Por exemplo, se o cliente utilizou o produto seguindo as instruções do manual mas não obteve o resultado esperado, e não houve mau uso ou mau funcionamento, ele  pode receber o dinheiro de volta e você ainda pode oferecer outro produto do seu portifólio grátis.

Política de privacidade e termos de uso

A política de privacidade e termos de uso são presença essencial na sua página de vendas.

Além de tornar transparente para seus clientes como você lida com os dados deles, também é uma importante medida de segurança digital e jurídica para o seu website.

Você pode ser penalizado legalmente pela nova LGPD e comercialmente pelo Google Ads e plataformas como o Facebook Ads se for anunciante e não exibir as informações relativas ao tratamento dos dados pessoais dos usuários.

Isso diz respeito a sua política de privacidade.

De outro lado, os termos de uso informam sobre o objetivo da página, as regras de conduta, direito e deveres das partes envolvidas e informações sobre o produto ou serviço oferecido.

A agência glogs fornece um gerador de política de privacidade, basta preencher com seus dados para receber via e-mail uma política personalizada de acordo com a sua necessidade.

É indicado que um profissional da área jurídica ajude na construção desses documentos que devem ser específicos para o seu negócio.

Formulário de Contato e Botão Flutuante de Whatsapp

É indispensável que as informações de contato do seu negócio estejam disponíveis.

Saber que se pode acionar seu negócio a qualquer momento por diferentes canais ajuda o cliente potencial a se sentir mais confiante em seguir adiante com a compra.

Além de um bom formulário “Fale Conosco” é importante que a sua página de vendas tenha um botão flutuante de contato via whatsapp ou chat online.

Em todos os formulários ou botões flutuantes é importante que a sua página de vendas tenha um checkbox de consentimento, e você armazene a ciência e aceitação do seu cliente à política de privacidade e proteção de dados do seu website.

Agência de lançamentos e página de vendas profissional

Vimos que é preciso ter uma visão ampliada do seu negócio no universo digital para incluir dimensões de diferentes perfis de público e suas necessidades para criar uma página de vendas de alta conversão.

O planejamento, criação e supervisão de uma campanha de marketing digital envolve diferentes etapas e a página de vendas é só uma delas.

Se estiver realizando um lançamento digital ou campanhas de vendas online, é altamente recomendável que busque especialistas experientes, como os da agência glogs.

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Uma boa agência digital irá te economizar muito tempo e dinheiro.

Para que você alcance resultados e possa se adequar às mudanças constantes do mundo digital, você pode contar com a expertise de uma agência de marketing digital que já atendeu mais 180 de empresas nos últimos 15 anos.

Entre em contato e solicite um orçamento.

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