Plano de Marketing: O que é, etapas, modelos e como elaborar?

O que é um plano de marketing? Descubra como elaborar um plano de marketing passo-a-passo e baixe o plano em pdf com nosso exemplo pronto.

O plano de marketing é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que deseja ter sucesso. Junto com o Briefing, o plano de marketing é o responsável por direcionar as ações da organização, de acordo com os objetivos traçados, e garantir que todos os envolvidos estejam alinhados. 

Para elaborar um bom plano de marketing, é preciso entender o que ele representa e quais são as suas etapas. Além disso, é importante conhecer os principais modelos existentes e saber como aplicá-los na sua empresa.

Neste conteúdo, você vai aprender tudo sobre o plano de marketing: o que é, quais são as etapas para elaborar um, os principais modelos existentes e como aplicá-los na sua organização.

O plano de marketing quando é bem elaborado, consegue estudar o seu mercado, entender os objetivos do seu negócio, indicar as ações de comunicação com o seu público-alvo e um cronograma com orçamento. 

Dessa forma, é possível que a sua organização crie ações de marketing mais eficientes e voltadas para as pessoas que você deseja alcançar. 

Neste artigo vamos detalhar como montar um plano de marketing digital personalizado e de sucesso para o seu negócio. Confira o que vamos abordar:

  • O que é um plano de marketing?
  •  Como elaborar um plano de Marketing?
  • Quais são as etapas de um plano de marketing?
  • Qual a importância do plano de marketing?
  • Plano de marketing digital
  • Exemplo de um Plano de Marketing Pronto
  • Conclusão 

Acompanhe o conteúdo que preparamos para você até o final, descubra a real importância de contar com um bom plano de marketing e aprenda a fazer o seu para que seu negócio chegue a outro nível. Boa leitura! 

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O que é um Plano de Marketing? 

O plano de marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir os objetivos de marketing de uma empresa. Ele pode incluir desde a definição da estratégia até o planejamento das campanhas publicitárias, passando pelo controle do orçamento e pela análise dos resultados.

O planejamento de marketing gera um documento que reúne várias informações de um negócio, dentre elas, o mercado, concorrência, público-alvo e cronograma de ações. 

Através dessas informações, é detalhado no documento todas as estratégias de divulgação de um serviço, produto, marca ou empresa, que serão realizadas durante determinado período. Nele, constam as ações de marketing que devem ser feitas para atingir cada objetivo proposto e colaborar para o crescimento de um negócio.

O plano de marketing também atua de forma preventiva, já que consegue prever algumas crises ou situações indesejadas, que poderão ser evitadas. Além de poder contar com estratégias para um período de curto ou longo prazo. 

O plano de marketing, como você pode perceber, nada mais é que um guia para o crescimento planejado de um negócio.

O plano de marketing é a sua carta de navegação na internet, para que seu time não perca o rumo no caminho e leve sua empresa a um porto seguro.

Contar com uma agência de marketing experiente, como a Glogs, pode fazer toda  diferença no seu planejamento.

O que NÃO é um Plano de Marketing?

Não é um plano de marketing toda e qualquer ação que uma empresa realiza para promover seus produtos ou serviços. O plano de marketing é um documento que reúne todas as ações estratégicas e táticas que serão utilizadas para atingir os objetivos da empresa.

Apenas uma lista de ações a serem executadas não é um plano de marketing. É preciso muito mais do que isso para que um plano de marketing seja eficaz.

Mesmo que uma lista de ações de marketing tenha sido transformada em projeto ou em checklist em algum sistema de gestão, um plano de marketing estratégico vai muito além de um calendário editorial ou de um mero cronograma de ações de comunicação.

Para evitar erros comuns durante o planejamento do marketing da sua empresa, conte com nossa consultoria em planejamento de marketing, solicite um orçamento sem compromisso.

Quais as principais características de um Plano de marketing? 

Uma das principais características de um bom plano de marketing é a sua capacidade de gerar resultados consistentes ao longo do tempo. Para isso, é preciso que ele seja bem estruturado e esteja alinhado com as metas da empresa.

Outra característica importante é a flexibilidade. Um plano de marketing precisa ser capaz de se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades da empresa. Afinal, ninguém sabe o que o futuro reserva e, por isso, é importante estar preparado para as eventualidades.

Por fim, um plano de marketing também precisa ser otimizado para os meios digitais. Isso significa que ele precisa ter uma boa estratégia digital de tráfego pago, SEO e Inbound Marketing para garantir que as pessoas encontrem a sua empresa na internet.

Como elaborar um Plano de Marketing? 

Para elaborar um plano de marketing, é preciso analisar o mercado em que a empresa atua e estudar o seu público-alvo. Com essas informações em mãos, fica mais fácil definir quais são os objetivos a serem alcançados e quais as melhores estratégias para isso.

Para a criação de um plano de marketing, é necessário um briefing detalhado e um diagnóstico preciso da situação atual do seu negócio, além de estabelecer com clareza quais os objetivos e estratégias a serem seguidas. Afinal, o público-alvo, segmento, mercado e concorrentes, dentre outros aspectos, mudam completamente de um negócio para o outro.

Uma vez que os objetivos estejam bem definidos, é hora de escolher as ferramentas que serão utilizadas para alcançá-los. Aqui, cada plano de marketing deve detalhar qual é o canal mais adequado para chegar até o seu público, seja ele online ou offline.

Por fim, é importante monitorar constantemente os resultados obtidos com as ações de marketing realizadas, para que possíveis problemas sejam identificados e corrigidos rapidamente.

Quais itens um Plano de marketing deve conter? 

O plano de marketing é um documento que detalha as ações, estratégias e táticas necessárias para alcançar os objetivos de marketing de uma empresa. Ele deve conter os seguintes itens:

Análise da situação atual da empresa: antes de elaborar o plano, é preciso analisar a situação atual da empresa, o mercado em que ela atua e seus principais concorrentes. Essa análise irá fornecer dados importantes para a elaboração das estratégias de marketing.

Definição dos objetivos: o plano de marketing deve ter objetivos bem definidos, com metas quantitativas e qualitativas. Esses objetivos irão orientar todas as ações que serão desenvolvidas no plano.

Estratégias de Marketing: após definir os objetivos, é preciso elaborar as estratégias para alcançá-los. As estratégias podem incluir táticas e ações como o lançamento de um novo produto, a realização de promoções, o desenvolvimento de campanhas publicitárias, entre outras.

Orçamento de Marketing: todo plano precisa ter um orçamento detalhado, que irá indicar quanto será gasto em cada uma das ações previstas. O orçamento também é importante para monitorar os resultados das ações e fazer eventualmente correções no plano de marketing.

Prazos e Cronograma: cada uma das ações do plano precisa ter um prazo para ser executada, para que possa haver um controle do andamento das atividades e dos resultados alcançados.

O que não pode faltar em um Plano de Marketing? 

A seguir, listamos alguns dos principais elementos que não podem faltar em um plano de marketing:

Objetivos claros e metas mensuráveis: é importante definir qual o objetivo principal que se quer alcançar com as ações de marketing. Isso pode ser aumentar as vendas, conquistar novos clientes, melhorar a imagem da marca etc. Além disso, os objetivos precisam ser mensuráveis para que seja possível avaliar se estão sendo alcançados ou não;

Briefing com Análise da situação atual: antes de iniciar qualquer tipo de ação, é preciso ter uma boa compreensão da situação atual do negócio. Para isso, é importante analisar fatores internos (como força da marca, produtos/serviços oferecidos etc.) e externos (como cenário macroeconômico, tendências do mercado etc.). Essa análise serve como base para definir as melhores estratégias;

Públicos-alvo bem definidos: Outro elemento fundamental em um plano de marketing é identificar quem será o exato público-alvo de cada uma das ações previstas. Isso permite direcionar as mensagens publicitárias e as ofertas promocionais para o público certo, aumentando assim as chances de sucesso;

Estratégias bem planejadas: após definir os objetivos e o público-alvo das ações de marketing, é preciso traçar as estratégias que serão utilizadas para alcançá-los. Isso inclui escolher os canais adequados (comunicação offline ou online), elaborar uma boa campanha publicitária e preparar uma estrutura comercial competente;

Orçamento adequado: Outro aspecto importante na hora de elaborar um plano de marketing é considerar qual será o orçamento disponível para investimento nas diversas ações previstas. É importante lembrar que nem sempre é necessário gastar muito dinheiro para obter bons resultados; às vezes basta investir com inteligência e criatividade;

Equipe competente: por último, mas não menos importante, um bom plano de marketing só terá sucesso efetivo se for executado por uma equipe competente e motivada . Portanto , invista em treinamento e qualificação de funcionários e incentive-o sempre que possível .

Planejamento estratégico de marketing:  Planejar o futuro, avaliar cenários, riscos e oportunidades é importante para qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno. Ele ajuda a direcionar as ações da empresa, norteando-as para que atinjam os objetivos desejados.

Para elaborar um bom plano de marketing, é importante considerar alguns aspectos fundamentais, como o objetivo do negócio, o público-alvo, a concorrência e os recursos disponíveis. Além disso, é essencial definir as estratégias de marketing que serão utilizadas para atingir os objetivos traçados.

Contudo, o processo de planejamento pode ser dividido em algumas etapas, que variam bastante conforme a estratégia, metodologia e táticas adotadas, tendo uma certa estrutura similar, que vai do mais estratégico até o tático, independente se o seu negócio é da área da saúde, lazer, engenharia ou educação, por exemplo.

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Quais são as etapas de um Plano de Marketing?

A leitura em nosso artigo despertou em você o desejo de elaborar um plano de marketing? Então conte com a nossa ajuda para fazer isso. Veja como funciona.

Listamos abaixo algumas das etapas mais importantes, para a produção de um plano de marketing.  

Considere a realidade do seu negócio e onde quer chegar. As etapas de um plano de marketing são:

Etapa 1 -  Conheça seu negócio: 

Para saber como fazer um plano de marketing de sucesso, é essencial ter bem definido o que o seu negócio quer oferecer como serviço ou produto. Nessa etapa, é realizada uma análise interna e externa da empresa para identificar oportunidades e ameaças. Também é definido o público-alvo e os objetivos a serem alcançados. Nessa etapa, também são analisados os principais concorrentes para identificar suas forças e fraquezas.

Etapa 2 - Defina seu público-alvo: 

Outra etapa necessária e que não pode ser excluída. Uma breve pesquisa de mercado com informações de potenciais clientes, como comportamento, idade, gênero e classe social deve ser realizada. Essa investigação é essencial para obter sucesso em longo prazo e criar uma marca sólida, além de garantir que decisões sejam tomadas com mais segurança.

Etapa 3 - Escolha um Posicionamento:

Nessa etapa do seu plano de marketing, é definido como a empresa será percebida pelo público-alvo e como irá se posicionar na sua área de atuação. Isso inclui a escolha do segmento de mercado, da proposta de valor e do posicionamento estratégico. Após escolher um posicionamento de mercado, já é possível desenhar seus objetivos e metas. Todo plano de marketing deve contar objetivos e metas específicas, são eles que vão definir qual caminho você deve ir e onde quer chegar. 

Etapa 4 - Mapeie a jornada de compra e os funis de vendas: 

Esse é o caminho que um potencial cliente vai fazer antes de realizar uma compra de um produto ou serviço. Algumas empresas  usam o funil mais conhecido da jornada, que é dividida em 4 etapas, que são: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e, finalmente, a decisão de compra.

Etapa 5 - Defina uma Estratégia:

Nessa etapa, são definidas as ações que serão realizadas para alcançar os objetivos traçados no plano de marketing. Isso inclui o mix de marketing (produto, preço, praça e promoção) e as estratégias de comunicação (publicidade, relações públicas, etc).

Etapa 6 - Destine um Orçamento:

Nessa etapa, são definidos os investimentos necessários para execução do plano de marketing. É importante considerar todos os custos fixos (como propaganda, ferramentas e equipe) e variáveis (verba de veiculação, comissões por venda, produção de conteúdo, etc.).

Etapa 7 - Acompanhamento e Indicadores:

Por último, mas não menos importante, é preciso acompanhar o andamento das ações do plano de marketing para fazer eventualmente correções no rumo das estratégias caso seja necessário. É importante definir um bom dashboard com métricas e KPIs, com indicadores de resultados e check-points de verificação periódica para avaliar os avanços e dificuldades que irão surgir durante a implementação do plano.

Escalas de um Planejamento de Marketing:

O planejamento de marketing é uma parte importante da gestão de qualquer negócio e ele pode admitir distintas profundidades. Ele ajuda a direcionar os esforços de marketing e garantir que todas as atividades estejam alinhadas com os objetivos da empresa. Vejamos as escalas:

  • Plano Estratégico
  • Plano Tático
  • Plano Operacional
  • Plano Financeiro

Confira a seguir cada um dos tipos de planos de marketing, conforme a sua escala.

Plano de Marketing: 4 Tipos de Planejamento

Existem vários tipos de planos de marketing, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Aqui estão alguns dos principais tipos de planos de marketing:

Plano Estratégico:

Um plano de marketing estratégico é um documento que detalha a visão, os objetivos, as estratégias e as metas do negócio. Ele também pode incluir um plano financeiro e um cronograma para alcançar esses objetivos. Um plano estratégico é importante para ajudar a definir o rumo do negócio e garantir que todas as atividades estejam alinhadas com os seus objetivos.

Plano Tático:

Um plano de marketing tático é um documento que detalha as ações específicas que serão tomadas para alcançar os objetivos do negócio. Ele pode incluir detalhes sobre o público-alvo, as mídias utilizadas, as campanhas publicitárias e outras iniciativas de marketing. Um plano tático é importante para garantir que todas as atividades estejam focadas no alcance dos objetivos da empresa.

Plano Operacional:

Um plano de marketing operacional é um documento que detalha como serão executadas as atividades do dia-a-dia da empresa. Ele pode incluir informações sobre o funcionamento interno da empresa, os processos utilizados, os recursos disponíveis e outros detalhes operacionais. Um plano operacional é importante para garantir a eficiência das atividades da empresa e evitar problemas no futuro.

Plano Financeiro:

Um plano financeiro de marketing é um documento que detalha o orçamento disponível para investimentos em publicidade e outras atividades de marketing da empresa. Ele também pode incluir informações sobre fontes de financiamento, gastos previstos e metas financeiras para o futuro. Um plano financeiro é importante para garantir que a empresa tenha recursos suficientes para investir em marketing e outras atividades essenciais à sua operação.

Planejamento de Marketing Digital:

Marketing digital é a forma mais eficaz de promover produtos e serviços na internet. Ele engloba a criação de campanhas de marketing online, gerenciamento de mídias sociais, SEO (Search Engine Optimization) e diversas outras técnicas que visam aumentar o tráfego para um site, loja virtual ou blog.

Para elaborar um planejamento de marketing digital, é preciso compreender o público-alvo, escolher as melhores plataformas online para divulgação e criar conteúdos digitais relevantes que despertem o interesse do público. Além disso, é importante monitorar os resultados das campanhas para saber se estão sendo eficazes e fazer ajustes quando necessário. 

Como criar um Plano de Marketing Digital: 

O primeiro passo para criar um plano de marketing digital bem-sucedido é identificar os seus objetivos. Isso vai te ajudar a direcionar as suas estratégias e definir o que precisa ser feito para alcançá-los.

Alguns objetivos comuns de marketing digital são:

  • Aumentar o tráfego do site;
  • Melhorar a taxa de conversão;
  • Gerar mais leads qualificados;
  • Aumentar as vendas;
  • Fidelizar os clientes.

Depois de definir seus objetivos, é hora de escolher as táticas de marketing digital que vão te ajudar a alcançá-los. Aqui estão algumas das principais ferramentas, metodologias, e plataformas e de marketing digital que deveriam estar em seu plano de marketing:

Planejamento de SEO (Search Engine Optimization):

Seu plano de marketing digital deve conter um calendário de otimização do website para os mecanismos de busca, como o Google, para melhorar o ranqueamento nas pesquisas e, consequentemente, gerar mais tráfego orgânico (não pago).

Planejamento de Inbound Marketing:

Seu plano de marketing deve considerar atrair o público-alvo para o seu site por meio de conteúdos relevantes e interessantes, que podem ser compartilhados nas redes sociais e nos mecanismos de busca. A típica jornada de pesquisas de seu cliente ideal pode ser mapeada e com base nestes dados é planejado um funil de marketing digital.

Planejamento de Marketing de conteúdo:

Planejar a criação e distribuição de conteúdos relevantes e interessantes para atrair o público-alvo e levá-lo a realizar uma ação desejada, como se inscrever em uma newsletter ou baixar um ebook. Também é importante contar com um calendário editorial bem estruturado, compartilhado com toda a equipe envolvida na criação e publicação do conteúdo.
Planejamento de Ações em Redes sociais:

Promover sua marca nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, por meio de postagens interessantes e engajamento com os seguidores. É um ação simples, porém precisa estar "encaixada" com um plano estratégico, para obter os resultados esperados.
Planejamento de E-mail Marketing:

Seu plano de marketing precisa conter um calendário de envio de emails personalizados para um grupo segmentado de pessoas com o objetivo de fidelizá-las e/ou converter em vendas.
Planejamento de Anúncios Online:

Seu plano de marketing precisar conter um cronograma de campanhas publicitárias pagas nos mecanismos de busca (Google Ads e Youtube Ads) e nas redes sociais (Instagram Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Tik Tok Ads), que têm como objetivo gerar tráfego qualificado para o site/landing page.

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Plano de Marketing Digital passo-a-passo:

1 - Defina seus objetivos na internet

Antes de começar a elaborar qualquer tipo de plano, é importante que você esteja ciente dos seus objetivos. Isso significa saber o que você quer alcançar com suas ações de marketing digital. Você pode, por exemplo, querer aumentar as vendas, gerar mais leads ou aumentar o tráfego do seu site. Sem objetivos bem definidos, fica muito mais difícil saber se suas estratégias estão funcionando ou não.

2 - Identifique seu público-alvo online

Outro ponto crucial para o sucesso do seu plano de marketing digital é conhecer bem o seu público-alvo. Quem são as pessoas que você quer atingir com suas campanhas? Qual é o perfil demográfico delas? O que elas gostam e desgostam? Quais são os seus principais problemas e dores? Conhecendo bem esses detalhes, fica muito mais fácil direcionar as suas ações para um grupo específico e ter resultados consistentes. Levante o perfil de seu cliente ideal e preencha uma ficha para cada persona.

3 - Escolha as melhores plataformas para investir

Não adianta nada espalhar sua marca por todas as redes sociais existentes se o seu público-alvo não estiver presente em nenhuma delas. Por isso, antes de investir em qualquer plataforma, pesquise bem para saber onde exatamente o seu cliente ideal costuma ficar online. Depois disso, concentre esforços nas redes sociais, veículos online e canais que realmente fazem sentido para a sua marca e invista tempo e dinheiro nelas. É importante lembrar também que nem todas as redes sociais são iguais: cada uma tem um propósito diferente e funciona de forma distinta. Portanto, invista em aprender a usá-las da melhor maneira possível para ter os resultados desejados.

4 - Crie conteúdo relevante e atraente

O conteúdo é um dos pilares do marketing digital e precisa ser tratado com muita atenção. Afinal, é ele que vai atrair as pessoas para o seu site/blog/redes sociais e convencê-las a comprar o seu produto/serviço. Por isso, invista em criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo e faça isso de forma consistente. Além disso, lembre-se sempre de utilizar uma linguagem clara e concisa: quanto menos texto envolvido, melhor! O ideal é que, além dos textos, você aposte em formatos visuais (com imagens e vídeos) para chamar a atenção das pesso

5 - Contrate uma agência de marketing digital:

Ao contratar uma agência de marketing digital experiente, você poderá contar com mais conhecimento, tecnologia e especialistas com amplo repertório, que serão capazes de entender as transformações do mercado e encontrar os melhores caminhos para a criação de um plano de marketing personalizado, que o seu negócio precisa.

Quando devemos fazer um Plano de Marketing?

Não há uma regra exata para quando uma empresa deve elaborar um plano de marketing, pois isso vai depender da natureza da organização e dos seus objetivos. No entanto, é importante ter em mente que o planejamento do marketing deve ser feito com frequência, no mínimo anualmente, pois as estratégias precisam ser adequadas às constantes mudanças do mercado.

Os planos de marketing anuais são importantes para as empresas por diversos motivos. Antes de mais nada, é preciso entender o que é um plano de marketing. Marketing é a atividade que envolve a criação e a divulgação de uma mensagem para promover ou vender um produto, serviço ou ideia. O planejamento do marketing, por sua vez, é o processo pelo qual as empresas traçam estratégias para alcançar seus objetivos mercadológicos.

Um plano de marketing bem elaborado pode ser decisivo para o sucesso da empresa, pois ele serve como um guia para as ações a serem desenvolvidas. Além disso, um plano bem estruturado pode auxiliar na tomada de decisões e na avaliação dos resultados obtidos com as campanhas publicitárias e promocionais.

Qual a importância do Plano de Marketing?


Uma das principais vantagens de um plano de marketing bem elaborado é que ele permite que a empresa estabeleça metas claras e mensuráveis, além de oferecer um norte para as ações da equipe. Com isso, fica mais fácil monitorar o desempenho das estratégias adotadas e saber se elas estão realmente gerando resultados positivos para o negócio.

O plano de marketing garante muitas vantagens a um negócio e, dentre os seus benefícios, podemos destacar:

  1. Planejamento da expansão do negócio;
  2. Definição de objetivos com passos e etapas;
  3. Foco nos clientes certos;
  4. Maior previsibilidade e organização;
  5. Menores chances de cometer erros;
  6. Clareza nas metas a serem atingidas;
  7. Aumento da exposição de marca e da comunicação;
  8. Ser encontrado na internet pelas buscas do google.
  9. Expor seus trabalhos e portfólios;
  10. Conquistar notoriedade e se tornar referência;
  11. Entre diversos outros.

Para aproveitar esses benefícios, vai ser necessário montar um plano de marketing bem feito, com a participação de estrategistas experientes.

Plano de Marketing Pronto:

Abaixo está um exemplo de plano de marketing que criamos para uma associação. Este plano foi criado em 2022 pela Agência Glogs para ajudar uma associação médica a alcançar seus objetivos de crescimento. Clique na imagem abaixo para visualizar PDF com um plano completo de marketing com mais de 39 páginas, para visualizar como é um plano pronto.

➜ Modelo de plano de Marketing - Clique para baixar

O Plano de Marketing Digital Pronto é apenas um modelo, serve para você que deseja colocar a sua empresa na internet e ter um planejamento sólido para alcançar os seus objetivos. Baixe agora mesmo o nosso plano de marketing digital pronto e conheça um de nossos modelos de planejamento!

O plano de marketing digital acima é um documento que apresenta as principais ações que uma associação deve tomar para ter sucesso nas redes sociais e em veículos online. Ele está dividido em quatro partes: planejamento, estratégia, táticas e cronograma. Baixe nosso plano de marketing digital pronto e alcance os melhores resultados!

Conclusão

Um plano de marketing quando é bem traçado, consegue estruturar e direcionar as melhores estratégias a serem utilizadas dentro de uma organização. E, com ele, é possível diminuir riscos e potencializar ganhos: tudo o que seu negócio precisa.

Você acha que está na hora do seu negócio se destacar diante da sua concorrência e conquistar novos objetivos? Contrate uma agência de marketing digital de alta performance.

Para acelerar o crescimento da sua empresa e ter mais tempo livre, entre em contato com nosso time especializado em planejamento de marketing. Você também pode acessar outros conteúdos incríveis em nosso blog de marketing digital!


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