Régua de Relacionamento: Como criar uma máquina de indicações online?
Descubra aqui quais são os passos para criar a sua régua de relacionamento online para uma estratégia de crescimento previsível e escalável.
Saber se relacionar e comunicar com o público online é, sem dúvidas, uma peça chave dentro de qualquer estratégia digital para captar novos clientes e manter os antigos. E, atualmente, uma das maneiras mais eficazes de planejar, organizar e colocar em prática esse tipo de ação é através de uma régua de relacionamento online através da utilização de ferramentas de automação de marketing.
Mas, você pode estar se perguntando, o por que de “régua” e onde entra o relacionamento, bem como o que o seu negócio tem a ganhar com ela, certo?
Neste artigo, vamos explicar o que é a régua de relacionamento, e dar as melhores sugestões para você criar um modelo eficiente e focado na retenção de novos clientes através da internet. Vem ler!
O que é régua de relacionamento?
Em poucas palavras, a régua de relacionamento, conhecida também como régua de comunicação online, nada mais é do que uma sequência de ações, e-mails, SMS ou mensagens via whatsapp, que possuem uma comunicação estratégica entre a sua empresa e seus clientes em potencial, com um começo e um fim bem definidos.
Essa estratégia de relacionamento online é, atualmente, um importante canal de comunicação digital e de geração de conteúdo de valor, para otimizar a retenção de clientes através do seu website e dos seus canais de atendimento.
Utilizando a régua de relacionamento, uma empresa pode identificar um grupo de clientes com interesse em seus produtos, ou serviços, e criar campanhas de marketing personalizadas para aumentar a taxa de vendas, de captação de novos clientes e de indicações no pós-vendas.
Nesse sentido, é possível direcionar mensagens pré-programadas para um grupo específico de usuários dentro do seu funil de vendas, garantindo um certo padrão e constância na comunicação automatizada.
Régua de Relacionamento com Clientes
Dentre as ações de marketing digital, a régua de relacionamento pode ser usada para melhorar o relacionamento online com o cliente, através do envio de ofertas, pesquisas e promoções segmentadas, além de incentivá-los a interagir com a marca nas mídias sociais e também recomendar amigos e familiares através de páginas de captura com plugins direcionados para campanha de marketing de indicações (marketing de referência).
Hoje em dia, existem diversas ferramentas para criar uma “máquina de indicações” automatizada como a BuzzLead e a UpViral, que podem ser integradas no seu website e na sua ferramenta de automação como a E-goi, RDstation ou Hubspot, por exemplo.
Além disso, permite acompanhar a satisfação dos consumidores com os produtos, ou serviços, adquiridos e entender como eles estão sendo utilizados, a fim de otimizar e melhorar o que já está sendo fornecido.
Por que ter uma régua de relacionamento?
Uma régua de relacionamento é, sem dúvidas, uma ferramenta estratégica para as empresas que desejam melhorar a qualidade e a profundidade de suas interações, seja com os seus clientes ou potenciais consumidores.
Quando aplicada corretamente, uma régua de relacionamento tem muitas vantagens, turbinando seu funil de marketing e de vendas.
Vantagens de uma régua de relacionamento
Alguns dos principais benefícios de implementar uma régua de relacionamento são:
- Ao criar uma régua de relacionamento ou régua de comunicação, uma empresa pode desenvolver melhor os relacionamentos com seu público-alvo, resultando em aumento nas vendas e na lucratividade.
- Reduzir a taxa de cancelamento de um serviço ou produto;
- Aumento do engajamento da marca;
- Fornecer conteúdos relevantes para o público;
- Personalizar campanhas e mensagens;
- Retomar o contato com aqueles usuários que visitam pouco/ou nunca o seu site ou não utilizam o produto, há algum tempo.
A régua de relacionamento é, além de tudo, uma fonte de aprendizado poderosa para sua empresa crescer com previsibilidade, já que com essa estratégia você pode fazer testes para validar suspeitas e hipóteses junto a seus clientes, em relação a problemas encontrados com o seu produto, ou serviço, na jornada de compra dos usuários.
Como criar uma régua de relacionamento?
1) Conheça a sua persona e cliente
O primeiro passo que você deve tomar para criar a sua régua de relacionamento é saber para quem você quer vender. Dentro do marketing digital, uma maneira bastante utilizada de fazer isso e, que é muito eficiente, é mapear o seu público-alvo e desenvolver uma persona.
A persona é a personificação do público ao qual a sua empresa, escola ou instituição, deve se direcionar, reunindo informações como idade, personalidade, profissão, gostos, dores, desejos e necessidades.
A persona apresenta os principais comportamentos dos seus clientes, alunos ou pacientes, e que, costumam ser aqueles, que podem enxergar em seus produtos, ou serviços, como a solução ideal para um problema que eles têm.
Ao elaborar a sua persona, vai ser possível mapear e compreender o tipo de pessoa com quem você está se comunicando, sendo mais fácil encontrar a melhor maneira para impacta-lá, utilizando os conteúdos e linguagens corretos.
2) Mapeie a jornada do cliente e crie um funil
Criar uma régua de relacionamento que atenda às necessidades dos clientes pode ser um trabalho desafiador para quem nunca fez isso antes. Mas, após mapear a jornada de seus clientes e estabelecer um funil de marketing e vendas baseado nessa jornada, essa tarefa pode se tornar menos intimidante.
A jornada do cliente é um conceito no marketing que descreve o trajeto que o cliente percorre para adquirir produtos ou serviços. É um processo que pode ser dividido em diferentes estágios, desde as pesquisas que ele faz na internet, passando pelo primeiro contato com a sua empresa para saber mais sobre o produto, ou serviço, até o pós-venda.
A jornada do cliente oferece uma visão em profundidade da experiência do usuário, permitindo que as empresas forneçam soluções mais relevantes.
Ao compreender como os seus clientes interagem com a marca e como a sua estratégia de marketing pode ser aperfeiçoada, as empresas podem utilizar desta estratégia para criar um ambiente mais adaptado às necessidades dos consumidores.
É possível melhorar não só o processo de pesquisa, de atendimento e de compra, como também o engajamento dos usuários com a marca, criando relacionamentos mais duradouros a médio e longo prazo.
Estudar e mapear a jornada do cliente é fundamental para que sua estratégia de marketing digital possa evoluir. E a régua de relacionamento é fundamental neste processo, pois ajuda a desenvolver um plano de ação que funcione de acordo com o comportamento dos usuários.
3) Ferramentas de Automação de Marketing
Antes de programar o conteúdo é importante definir e integrar as ferramentas que serão utilizadas em conjunto com o website, geralmente ferramentas de automação de marketing, marketing de referência e CRM (customer relationship management) podem ser integradas para obter melhores resultados.
Minimamente é importante contar com um bom website integrado com um ferramenta de automação, sendo bastante recomendável a utilização de uma plataforma de CRM integrada, para a criação de dashboards e relatórios bem estruturados para melhor acompanhamento dos resultados da sua régua de relacionamento.
4) Planeje o conteúdo
No passo anterior pontuamos que mapear a jornada do cliente é muito relevante, já que fornece uma estratégia exata de como será a sua régua de relacionamento.
E, depois que sua empresa tiver uma régua de relacionamento, vai ser possível oferecer ao seu público uma comunicação com conteúdo de valor, que informa e que atenda as necessidades dele, conduzindo o cliente até a compra.
Neste passo, que é o complemento dos anteriores, o importante é o que dizer, quando e como dizer. Nesse sentido, tenha a resposta para questões, como: Quais conteúdos vão ser interessantes para meu público? Quais argumentos o levaram a considerar a minha empresa como confiável e autoridade no assunto? O que o cliente deve saber para fechar o negócio? Qual o momento mais adequado para enviar cada conteúdo?
Vejamos a seguir como programar um funil de conteúdo baseado na régua de relacionamento.
Funil de Conteúdo
O funil de conteúdo é muito relevante, já que ajuda a planejar o que deve ser enviado para cada cliente em potencial, em cada momento da jornada de compra.
Nesse sentido, inicialmente, o material que você enviará deve ser um conteúdo de atração inicial, focado no aprendizado e descoberta, e nos interesses do seu cliente em potencial. Ao longo do relacionamento, o conteúdo deve ir se aprofundando e afunilando, até chegar em materiais promocionais e comerciais, que falam diretamente sobre a sua empresa, produto ou serviço.
Ao decidir elaborar uma régua de relacionamento, você deve definir quais canais de comunicação utilizar e a frequência com que serão publicados.
O email marketing, as redes sociais e os artigos para blogs, são alguns dos meios mais úteis para estabelecer uma boa relação com os clientes/pacientes da sua empresa ou instituição de saúde.
Estabeleça metas de alcance, frequência de publicação e um funil de marketing com publicação de conteúdos adequados para cada canal. Como resultado, será possível entregar uma experiência de relacionamento consistente e significativa para os clientes.
Marketing de Referência ou “Referral Marketing”
O marketing de referência é uma estratégia digital muito aplicada por grandes empresas, mas ainda pouco implementada em pequenas empresas.
Possuindo um custo geralmente menor do que o do marketing digital tradicional, o “referral marketing” ou marketing baseado em recomendações é uma estratégia muito poderosa que pode ser automatizada a um baixo custo.
Ao implementar uma estratégia organizada e constante, sua empresa pode garantir que o relacionamento com seus clientes seja profundo e relevante.
Gerando assim um crescimento previsível e escalável, baseado em vendas orgânicas, partindo de sua carteira de clientes atuais.
Conclusão
A régua de relacionamento pode ser usada como estratégia digital para melhorar e estreitar o relacionamento de sua empresa com seus clientes, ao longo do tempo.
Esta estratégia é como um funil de conteúdo que ajuda a rastrear, bem como administrar, todas as interações entre um cliente e uma empresa.
Portanto, considere mapear a jornada de seus clientes e montar a sua régua de relacionamento para te ajudar na identificação de tendências, melhorar o relacionamento, na promoção de produtos ou serviços, e nos seus objetivos de marketing e de vendas.
Desenvolver um plano de relacionamento com o cliente pode ser complexo, exigindo análise profunda e conhecimento do mercado em que atua. Nesse sentido, você pode contar com especialistas em réguas de relacionamento, a fim criar uma máquina de indicações recorrentes dos seus serviços e produtos através de estratégias de marketing de referência.
Nossos especialistas em relacionamentos online, da Agência Glogs, temos experiência no mapeamento de jornadas, na criação de réguas de relacionamento e na gestão do relacionamento com o cliente utilizando ferramentas de automação e CRM, bem como na produção de funis de conteúdos para várias plataformas digitais. Entre em contato conosco por aqui e saiba como podemos lhe ajudar!
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