Skip to main content

Tráfego Orgânico: O que é e como implementar SEO passo a passo

Aumente o tráfego do seu site com estratégias de SEO: entenda o que é tráfego orgânico e aprenda como colocar em prática técnicas de SEO para alavancar o seu negócio.

O tráfego orgânico é o resultado de uma estratégia de marketing digital bem-sucedida. Ele representa os visitantes que chegam ao seu site através das ferramentas de busca, como o Google, sem que você tenha pago para isso. Isso significa que você não está gastando dinheiro para gerar tráfego para o seu site - você está ganhando esse tráfego.

Os motores de busca são a principal forma que as pessoas encontram sites na internet. É importante, portanto, que o seu site seja indexado pelos motores de busca para que as pessoas possam encontrá-lo de forma natural e orgânica.

Geralmente, o tráfego orgânico é considerado mais valioso, pois indica que as pessoas estão procurando voluntariamente pelo seu conteúdo. É importante contar com uma agência especializada em SEO e Otimização de Sites, pois o ganho de tráfego orgânico leva tempo e requer um bom planejamento e execução de estratégias de SEO.

Leia este artigo até o final para compreender como utilizar o SEO na prática.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é o tráfego que é gerado a partir de fontes não pagas, como os motores de busca e as redes sociais. Isso significa que as pessoas estão encontrando seu site por meio de pesquisas ou publicações, e não por anúncios ou outras formas de marketing. O tráfego orgânico é considerado um dos principais indicadores de sucesso para um site, e é muito eficiente para captação de novos clientes.

Com a utilização de técnicas de SEO, é possível gerar visitas para um site utilizando os mecanismos de busca, independente da verba de veiculação de anúncios.

O tráfego orgânico, apesar de ser desconhecido para muita gente, tem um conceito relativamente fácil de entender. 

Vale ressaltar que, quando falamos em tráfego orgânico, é preciso entender que se trata de um trabalho que não vai dar resultados imediatos, mas que pode trazer grandes benefícios futuros para o seu negócio.

Tráfego SEO e Posicionamento Orgânico

O tráfego SEO e o posicionamento orgânico através de pesquisas é o tráfego que chega a um site através dos resultados de busca de um motor de busca, como o Google.

Quando as pessoas fazem uma pesquisa, elas veem os resultados da pesquisa e clicam em um link para visitar um site. O site recebe então um visitante do motor de busca - esse é o tráfego orgânico obtido através de um posicionamento SEO.

O tráfego orgânico alcançado através do SEO é importante porque é uma das principais fontes de tráfego para muitos sites. É considerado um tráfego de qualidade, porque as pessoas estão procurando explicitamente pelos produtos ou serviços que o site oferece.

Para aumentar o tráfego orgânico para seu site, você precisa implementar técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Isso envolve otimizar seu site para os motores de busca, para que ele apareça nos resultados da pesquisa para as palavras-chave relevantes.

Tipos de tráfego orgânico

Existem vários tipos de tráfego orgânico que podem ajudar a melhorar o ranqueamento do seu site nos motores de busca.

O tráfego orgânico de um site é dividido em dois grandes grupos: o tráfego de pesquisa e o tráfego de navegação.

O tráfego de pesquisa é aquele proveniente das pessoas que digitam palavras-chave específicas na barra de pesquisa dos motores de busca.

Esse tipo de tráfego é muito valioso, pois indica que as pessoas estão procurando por um produto ou serviço específico e, portanto, estão mais propensas a comprar.

Já o tráfego de navegação é aquele gerado quando as pessoas encontram seu site através de outros sites (por exemplo, quando alguém clica em um link para o seu site em um blog, vídeo ou fórum online).

Esse tipo de tráfego é valioso, pois indica que as pessoas já estão familiarizadas com a sua marca, serviço e/ou produto.
Além do tráfego orgânico, existem outros tipos de tráfego:

  • Tráfego pago
  • Tráfego direto
  • Tráfego de referência
  • Tráfego social

Acompanhe regularmetne nosso blog e as nossas publicações para conhecer outras fontes de tráfego para o seu website.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e pago? 

A diferença entre tráfego orgânico e pago é que o tráfego orgânico é o tráfego que você recebe de fontes gratuitas, como motores de busca, plataformas de vídeo e redes sociais, enquanto o tráfego pago é o tráfego que você paga para receber, como anúncios.

No Google, a diferença entre tráfego orgânico e pago é que o primeiro é resultado de ações de SEO, ou seja, é o resultado do posicionamento natural do site nos mecanismos de busca. Já o segundo tipo de tráfego é resultado da divulgação do site através de anúncios pagos, como links patrocinados.

No tráfego natural as pessoas te encontram organicamente e de forma espontânea, enquanto que no tráfego patrocinado você paga para veicular anúncios online, a fim de aparecer para os seus potenciais clientes e levá-los para o seu site. 

Nesse sentido, o tráfego orgânico gera visitas por relevância e seu website é encontrado quando o seu conteúdo na internet está bem classificado pelo Google, plataformas de vídeo e demais mecanismos de busca. 

Já o tráfego pago gera visitas através de anúncios online, ou seja, você investe financeiramente para que o Google, Facebook, Instagram, Youtube, Tik Tok ou demais plataformas, indiquem seu site ou blog e, assim, possa receber mais visitas e obter resultados mais previsíveis e escaláveis. 

No tráfego pago, os resultados almejados tendem a aparecer mais rápido, contudo, é necessário ressaltar, que as campanhas só duram enquanto houver investimento nelas. Por isso, embora os resultados sejam construídos de forma mais rápida, eles têm uma curta duração.

Já o tráfego orgânico é o mais qualificado entre os dois, com resultados mais consistentes e duradouros a médio e longo prazo. 

Como você pode observar, não existem fontes de tráfego melhores ou piores, pois cada tipo de tráfego tem suas vantagens e desvantagens e, a escolha entre eles, vai depender dos objetivos e da estratégia de marketing digital do seu negócio. 

Quer uma dica sobre tráfego? Use os dois tipos de tráfego de forma conjunta, e não descuide do tráfego orgânico. A longo prazo ele vai se tornar um ativo importantíssimo para sua organização, sendo uma excelente estratégia de marketing e captação de clientes.

Como aumentar o tráfego orgânico do meu site?

Existem várias formas de aumentar o tráfego orgânico do seu site, mas as principais são através da optimização do seu site para os motores de busca (SEO), da produção de vídeos online, artigos e materiais ricos e através da promoção do seu site nas redes sociais.

A otimização do seu site para os motores de busca envolve a escolha das palavras-chave adequadas, bem como a criação de conteúdo relevante e otimizado para as palavras-chave mais relevantes. Além disso, é importante ter um bom design e uma boa estrutura de navegação para que os visitantes possam facilmente encontrar o que procuram no seu site.

A promoção do seu site nas redes sociais pode ajudar a aumentar o tráfego, uma vez que as pessoas tendem a compartilhar links interessantes que encontram nas redes sociais. Além disso, é importante ter um perfil ativo nas principais redes sociais e participar de grupos relevantes para o seu nicho.

Tem dúvidas sobre o que é e como gerar tráfego orgânico? Quer saber mais sobre as estratégias de SEO? Não se preocupe! 

Continue lendo o nosso artigo para entender definitivamente o que é tráfego orgânico, quais suas principais diferenças e vantagens quanto a outras fontes de tráfego, e aprender o passo a passo de como elaborar estratégias de SEO.

Porque investir em tráfego orgânico?

Um dos maiores desafios de quem divulga um website, é o de aumentar as visitas orgânicas, já que elas podem possibilitar muitas oportunidades para a prospecção de novos clientes a um custo relativamente baixo.

O valor do tráfego orgânico costuma ser mais atraente do que o de tráfego pago. O investimento em técnicas eficientes e que são bastante utilizadas por profissionais de marketing digital, ajudam a aumentar a visibilidade do seu site de forma crescente.

Agora que você já entendeu de forma mais aprofundada o conceito do tráfego orgânico, está na hora de conhecer melhor sobre os seus grandes benefícios que fazem muitos negócios, de diferentes segmentos, investirem em Marketing Digital.

solicite orcamento

Quais as vantagens do tráfego orgânico? 

Confira a seguir, algumas vantagens do tráfego orgânico para o seu site:

Maior credibilidade e confiança: os visitantes chegam ao seu site através das buscas orgânicas porque acreditam que sua marca tem autoridade no assunto pesquisado. Isso torna mais fácil converter esses visitantes em leads qualificados e clientes;

Menor custo: ainda que requeira um certo investimento para implantar as estratégias de SEO, o retorno sobre o investimento tende a ser bem maior do que em outras formas de tráfego pago, como anúncios online, links patrocinados e posts impulsionados;

Maior taxa de cliques: os resultados das buscas orgânicas têm uma taxa média de cliques (CTR) maior do que os anúncios patrocinados;

Melhor experiência do usuário: o conteúdo relevante oferecido através das buscas orgânicas tende a gerar uma experiência melhor para o usuário, aumentando as chances dele voltar a visitar seu site no futuro;

Tráfego qualificado: os usuários chegam até seu site porque realmente têm interesse no conteúdo oferecido, o que torna mais fácil converter esses visitantes em clientes potenciais;

Permanência na primeira página dos resultados dos mecanismos de busca: uma boa posição nos resultados dos mecanismos de busca (SERP) garante um bom nível de tráfego para seu site mesmo quando você não estiver fazendo nenhum esforço extra para promovê-lo;

Aumenta a autoridade da marca: Quanto maior o número de resultados positivos (ou seja, sites nas primeiras posições das pesquisas), mais autoridade sua marca terá perante em seu nicho e segmento de atuação;

Gera insights valiosos sobre o comportamento do consumidor online: as ferramentas de análise fornecidas pelos mecanismos de busca permitem monitorar o desempenho das palavras-chave escolhidas e obter dados valiosos sobre o comportamento.

Tráfego orgânico vs Tráfego Pago: Qual é melhor? 

A curto prazo o tráfego pago é preferível pois traz resultados mais rápidos, porém a médio e longo prazos o tráfego orgânico costuma ter desempenho superior do que o pago.  Veja um breve resumo comparativo:

Custo-benefício do tráfego orgânico

Sem lugar a dúvidas, pode-se afirmar que o custo-benefício do tráfego orgânico é imbatível, já que com ele é possível fazer a redução de custos publicitários da sua estratégia de marketing, se formos comparar com o tráfego pago. O que, por consequência, faz com que sua empresa economize muito tempo e dinheiro.

Com o passar do tempo, você pode migrar esses investimentos que faria com anúncios, para desenvolver novos produtos e serviços necessários para sua estratégia de marketing. Ou aproveitar a economia que tiver durante sua jornada com o tráfego orgânico para, assim, investir e turbinar o tráfego pago com os conteúdos que tiverem maior procura no tráfego orgânico.

Conteúdo orgânico, relevante e original

Ao pesquisar na internet, você provavelmente já percebeu o que o Google mostra quando o resultado é um anúncio pago. 

Dessa forma, é possível afirmar que os usuários percebem que a página em questão está tentando vender algo para eles, e isso, acaba tirando um pouco da credibilidade do conteúdo.

O resultado orgânico, por outro lado, é tido como autêntico e ganha maior credibilidade logo de início, porque a publicidade nativa não é intrusiva e atrai novos clientes de forma natural.

Resultados orgânicos duradouros

Mais uma vez é válido ressaltar que, embora os resultados do tráfego orgânico levem mais tempo para aparecer, eles são mais consolidados e duradouros, em comparação com o tráfego pago.

Afinal, a partir do momento que a sua página conquistar espaço e autoridade nos buscadores, vai ser necessário apenas mantê-la atualizada e alimentar com novos conteúdos, para continuar conquistando boas posições no Google e no Youtube e atraindo tráfego durante um longo período.

Se você tem, por exemplo, um blog e conseguiu posicionar diferentes vídeos e artigos entre os 10 primeiros, deverá  atualizar seu conteúdo e publicar novos textos ou vídeos semanalmente.

O tráfego orgânico sempre trará resultados desde que você se dedique a ele de forma regular e constante.

Automação de relacionamento com clientes 

Se a sua estratégia de marketing busca por resultados imediatos, a melhor opção é o tráfego pago. Contudo, se você deseja criar um relacionamento online e automatizar o seu funil de vendas, estando mais próximo do seu cliente, acompanhando os leads até o seu momento de compra, você deve buscar pelo tráfego orgânico em conjunto com o inbound marketing

É possível, através do tráfego orgânico, construir relacionamentos próximos e acompanhar os clientes por toda a jornada de compra.

Como você pode perceber, investir no tráfego orgânico traz muitas vantagens, já que com ele é possível acompanhar toda a jornada de pesquisa de seu cliente, aumentar a confiança dele e ainda ter a chance de obter receitas previsíveis e escaláveis na internet.

Em todo caso, o tráfego pago não é de se menosprezar. O ideal é traçar uma estratégia de marketing completa que considere um bom investimento em ambos, para assim obter melhores resultados a curto, médio e longo prazo.

Devo pausar meus anúncios e investir apenas em tráfego orgânico?

Não recomendamos que pause seus anúncios. O ideal é balancear o investimento em tráfego pago e orgânico, pois um retroalimenta o outro, motorizando os resultados.

Os anúncios pagos podem ser otimizados com os dados obtidos através da busca orgânica, desde que o seu website possua as tags e pixels de acompanhamento devidamente instaladas.

Esta retroalimentação entre tráfego pago e orgânico é muito benéfica e não deve ser descartada em uma estratégia de marketing digital.

Talvez, em algum momento durante a sua leitura, você deve ter se perguntado sobre como fazer tráfego orgânico na prática, certo? Vejamos a seguir.

Como fazer e otimizar o tráfego orgânico?

Para aumentar o tráfego orgânico do seu site, você deve implementar algumas estratégias de marketing digital e produção de conteúdo. Dentre elas, você precisará:

  • Conhecer muito bem o seu público-alvo;
  • Produzir conteúdos relevantes na internet para seu público-alvo;
  • Investir na divulgação desses conteúdos relevantes  nas redes sociais; 
  • Criar conteúdos originais em diferentes tipos e formatos, como blogposts, vídeos e-books e infográficos; 
  • Planejar um calendário editorial multimídia baseado nas palavras-chaves mais buscadas mensalmente;
  • Mapear a jornada de pesquisa do cliente ideal; 
  • Escrever títulos criativos e que convertam.

Uma outra forma bastante eficaz de gerar tráfego para seu site organicamente e, a longo prazo, é usando as estratégias de SEO. Dentre as diversas técnicas de otimização de sites, destacamos:

  • Criação conteúdo relevante e de alta qualidade
  • Uso das palavras-chave certas nos seus títulos e metatags 
  • Link building para aumentar a autoridade do seu site 
  • Publicação do seu conteúdo nas redes sociais
  • Otimização de imagens e vídeos

E, aliás, é impossível falar de visitas ao seu site conquistadas de maneira espontânea, sem mencionar as estratégias de SEO, já que essa é a principal maneira para aumentar o tráfego orgânico de um site.

O SEO - sigla para Search Engine Optimization que, em português significa, Otimização para Mecanismos de Busca -,  trata-se de um conjunto de técnicas, dentre elas pesquisas de palavras-chaves, que tem como objetivo otimizar sites e páginas da internet para as plataformas de pesquisas, como o Google.

Essa otimização faz com que seu site comece a aparecer nos primeiros resultados. 

solicite orcamento

Como implementar SEO passo a passo 

Separamos para você, os principais passos para otimizar o seu website e aumentar o tráfego orgânico através dos mecanismos de busca:

  1. Identifique os objetivos de SEO para o seu site

  2. Mapeie as palavras-chave mais relevantes para o seu site

  3. Crie conteúdo otimizado para as palavras-chave escolhidas

  4. Otimize as suas páginas para o Google

  5. Otimize os seus vídeos para o Youtube

  6. Gerencie a indexação do seu site pelos motores de busca

  7. Analise e melhore o desempenho do seu site

Passo 1 - Identifique os objetivos de SEO para o seu site e vídeos

Os objetivos de SEO para um site podem variar dependendo do nicho, do público-alvo e das metas específicas da sua empresa, mas existem alguns objetivos gerais que todos os sites devem ter. Aqui estão alguns dos principais objetivos de SEO para um site:

Aumentar o tráfego do site: O principal objetivo de SEO é aumentar o tráfego do site, ou seja, o número de visitantes que chegam ao site através dos motores de busca. Isso pode ser feito através da otimização das páginas do site para os principais termos de pesquisa relevantes para o seu negócio.

Melhorar a classificação nos motores de busca: Outro objetivo importante é melhorar a classificação dos seus resultados nas páginas de resultados dos motores de busca (SERPs). Isso significa que você quer aparecer nas primeiras páginas para os termos relevantes, pois isso irá aumentar o tráfego do seu site.

Aumentar a conversão: Se você já tem um bom tráfego no seu site, o próximo objetivo é converter esses visitantes em leads e clientes potenciais. Para isso, você precisa ter uma boa taxa de conversão, ou seja, uma boa porcentagem de visitantes que tomam a ação desejada (seja comprar um produto, assinar um serviço, etc.).

Aumentar o tempo médio na página e reduzir o percentual de rejeições: Outros indicadores importantes são o tempo médio na página e o percentual de rejeições (aquela taxa que mostra quantos usuários entram no seu site e logo em seguida saem). Se os usuários estiverem passando mais tempo no seu site e visitando mais páginas, isso significa que estão encontrando o conteúdo relevante e útil. Já uma menor taxa de rejeições indica que os usuários estão satisfeitos com o que encontraram no seu site e não estão saindo dele tão logo chegam.

Otimizar os vídeos do site: Tão importante como a indexação de texto é a indexação de vídeos, portanto a definição de metas e indicadores para avaliar o alcance, watch time e taxa de visualização é cada dia mais importante para o SEO do seu website.

Passo 2  - Mapeie as palavras-chaves mais buscadas

Para aparecer entre os primeiros no Google, é necessário mapear e destinar tempo e recursos em pesquisas de palavras-chaves relevantes para o seu website. 

As palavras-chaves são os termos que os usuários pesquisam no campo de busca do Google, do Youtube e de outros mecanismos de busca online.

Para começar, defina quais são as palavras-chaves que mais tem a ver com o seu negócio e utilize ferramentas de pesquisa de palavras-chave adequadas para o seu projeto.

Elabore a jornada do seu cliente, mapeando as palavras-chave com maior volume de  buscas, levando em consideração a sua “intenção de  busca” e  que vai interessá-lo em cada etapa.

Faça a seleção das palavras mais relevantes para seu negócio e comece a produzir conteúdos focados nelas.

Passo 3  - Crie conteúdo otimizado para as palavras-chave escolhidas

Para oferecer uma boa experiência ao leitor, o texto deve ser escrito com naturalidade, repetindo a mesma palavra com moderação.

Aposte nas variações da palavra-chave em seu conteúdo 

Ao indexar conteúdos, o Google considera também as variações das palavras-chaves. 

Por exemplo: para rankear um artigo de conteúdo médico em relação à palavra-chave “sangue na urina”, podemos usar variações como “hematúria” ou “urina com sangue”, por exemplo.

Assim, os motores de busca vão entender que se trata da mesma coisa e, melhor ainda, que o artigo foi bem escrito.

Seus conteúdos devem ter valor 

O Google consegue mensurar o conteúdo que é mais relevante para o usuário, através da palavra-chave que ele usou durante a sua pesquisa. 

Se o conteúdo do seu site não for relevante para o usuário, ele não vai voltar a aparecer para ele. 

Isso significa que você perdeu o seu tempo em produzir um material irrelevante, que não vai gerar leads nem, tampouco, clientes ou pacientes.

Invista na qualidade da escrita 

Capriche no português, porque vários motores de busca são capazes de identificar se uma página possui erros ortográficos ou gramaticais. 

Esses conteúdos considerados pelo Google como mal escritos, podem ser entendidos como spam. 

Um texto com muitos erros pode também ser penalizado pelos leitores, que vão perceber que o conteúdo não foi escrito com cuidado.

Produza conteúdos autênticos

Crie conteúdo 100% novo e nada de copiar e colar, nem de Ctrl + e Ctrl + v! 

O Google junto aos seus motores de busca não toleram plágios e, quando eles identificam que houve conteúdos copiados, sua página é penalizada imediatamente. 

Portanto, seu conteúdo deve ser sempre original!

Passo 4  - Otimize a sua página para o Google

Para desenvolver um site para o Google, você deve primeiro compreender como o Google funciona.

O Google é um mecanismo de busca que usa algoritmos para classificar os resultados da pesquisa. Se você deseja que o seu site apareça nas primeiras páginas dos resultados do Google, você precisa entender como os algoritmos do Google funcionam e como eles podem afetar o seu site.

Otimizar um site para o Google é uma tarefa complexa, mas há algumas etapas simples que qualquer um pode seguir para melhorar seu ranking nas pesquisas.

Primeiro, certifique-se de que seu site está bem indexado pelo Google. Isso significa que você deve criar um mapa do site e submetê-lo ao Google Webmaster Tools.

Além disso, certifique-se de que seu site está otimizado para as palavras-chave relevantes para o seu negócio. Isso inclui a inserção das palavras-chave em títulos e meta tags, além de incorporá-las naturalmente em seu conteúdo.

Outra dica importante é criar backlinks para o seu site a partir de outros sites relevantes. Quanto mais backlinks você tiver, mais alta será sua classificação nas pesquisas do Google.

Não se esqueça jamais de realizar um bom tratamento em suas imagens, para que carreguem o mais rapidamente possível, otimize o arquivo e adicione sempre o atributo alt durante a inserção.

Utilize também, boas práticas de acessibilidade digital, garanta que o seu website possui bom contraste, tamanhos de fontes adequadas para os diferentes dispositivos, com UX mobile first e esteja dentro do novo padrão “web core vitals” para melhor experiência de navegação.

Contrate uma boa agência que tenha experiência em desenvolvimento e otimização de sites, isso irá fazer com que você economize muito tempo, dinheiro e te poupará de muitas dores de cabeça.

Passo 5  - Otimize os seus vídeos para o Youtube

Os vídeos são uma ótima maneira de aumentar o tráfego orgânico do seu site. Aqui estão algumas dicas para otimizar os seus vídeos para os mecanismos de busca:

Inclua palavras-chave nos títulos e descrições dos seus vídeos:

As palavras-chave devem estar relacionadas ao conteúdo do vídeo e ao seu público-alvo. Tome cuidado especial com a descrição e com os links CTA (Call-to-action) que forem utilizados.

Renomeie o arquivo de vídeo antes do upload:

Os arquivos de vídeo e de thumbnail devem conter as mesmas palavras-chaves principais, da página que queremos rankear no Google e no Youtube, desta forma o mecanismos de pesquisa atribui maior relevância ao conteúdo.

Crie transcrições dos seus vídeos.

As transcrições ajudam os mecanismos de busca a indexar o conteúdo dos seus vídeos e também podem ser úteis para pessoas com deficiência auditiva.

Inclua cards e anotações nos seus vídeos.

As anotações são comentários escritos que aparecem em determinados momentos do vídeo. Elas podem incluir links para outros conteúdos relacionados, o que pode ajudar na indexação dos seus vídeos pelos mecanismos de busca.

Promova os seus vídeos nas redes sociais.

As redes sociais são uma ótima maneira de divulgar os seus vídeos e aumentar o tráfego orgânico para o seu site.

Passo 6 - Gerencie a indexação do seu site pelos motores de busca

Você pode gerenciar a indexação do seu site pelos motores de busca usando o Google Search Console.

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que lhe permite controlar e monitorar como o Google indexa o seu site. Você também pode usar o Google Search Console para solucionar problemas de indexação do seu site.

Quando os proprietários de sites e desenvolvedores web se preocupam com SEO (otimização para mecanismos de busca), eles geralmente se concentram nas técnicas para melhorar o ranqueamento do site nos resultados de pesquisa. Mas um dos aspectos mais importantes do SEO é a indexação do site pelos motores de busca.

A indexação é o processo pelo qual os motores de busca rastreiam, analisam e armazenam as páginas da web em seus bancos de dados. Sem uma boa indexação, seu site não terá um bom desempenho nos resultados de pesquisa.

Por que a indexação no Google é importante?

Bem, os motores de busca usam a indexação para determinar o conteúdo e a relevância das páginas da web para as consultas de pesquisa dos usuários. Se uma página não estiver bem indexada, ela poderá não aparecer nos resultados da pesquisa, mesmo que seja relevante para o que o usuário estiver procurando. Além disso, as páginas bem indexadas tendem a ter melhores posições nos resultados da pesquisa do que aquelas com má indexação.

Então, como você garante que o seu site esteja bem indexado? Aqui estão algumas dicas:

Crie um sitemap XML e submeta-o aos principais motores de busca.

Um sitemap XML é um arquivo que lista todas as suas páginas em um formato que os motores de busca podem entender facilmente. Isso permite que os robôs dos motores de busca encontrem todas as suas páginas rapidamente e facilmente. Você pode criar um sitemap XML usando ferramentas gratuitas disponíveis online, como o XML Sitemaps Generator.

Use metatags de título e descrição corretamente nas suas páginas.

As tags <title> e <meta> são elementos HTML que fornecem informações sobre o conteúdo das suas páginas para os motores de busca. É importante ter cuidado ao criar esses elementos, pois uma tag incorretamente configurada pode causar problemas na indexação da sua página pelos motores de busca.

Utilize URLs amigáveis ​​ao SEO nos links de suas páginas.

Quando você cria links internos para outras páginas , use sempre URLs descritivas ​que contenham a palavra-chave mais buscada e relevante para o conteúdo a ser indexado.

Estes são apenas alguns exemplos de critérios de indexação, entre em contato com a agência glogs para que possamos realizar uma Análise SEO completa e uma auditoria SEO do seu website. Desta maneira você terá como avaliar todos os pontos que precisam ser adequados no seu website, para uma boa indexação junto ao Google e demais motores de busca.

Passo 7  - Analise e melhore o desempenho do seu site

O desempenho do seu site pode estar sendo afetado por vários fatores, incluindo a arquitetura do site, a otimização do conteúdo, a estrutura dos links, e a forma como o site é hospedado. Aqui estão alguns pontos para analisar e melhorar o desempenho do seu site:

Verifique se o seu site está bem indexado pelos motores de busca

Você pode usar o Google analytics e outras ferramentas de análise do Google para verificar se o seu site está sendo indexado corretamente. É comuns encontrar numerosos erros de programação, faça um check-list e elabore um cronograma de correções constantes e recorrentes.

Analise a arquitetura e usabilidade do seu site

A arquitetura do site influencia diretamente o tempo de carregamento das páginas e a usabilidade do site. Portanto, é importante ter uma estrutura bem organizada para facilitar a navegação e garantir que as páginas sejam carregadas rapidamente. Inicie o desenvolvimento web pelo layout mobile e depois faça a adaptação para o desktop.

Otimize o conteúdo e os links do seu site

O conteúdo é um dos principais fatores que influenciam o ranqueamento dos sites nos motores de busca. Portanto, é importante ter um conteúdo rico, relevante e atualizado regularmente. Além disso, os links internos e externos também são importantes para melhorar o ranqueamento do seu site nos motores de busca. Portanto, certifique-se de criar links de qualidade para outros sites relevantes e também promover o seu próprio conteúdo em sites populares da Internet. Faça manutenção regularmente e corrija links antigos que estiverem “quebrados”.

Escolha um bom provedor de hospedagem web

O tempo de carregamento das páginas também é afetado pelo provedor de hospedagem web que você escolher. Portanto, certifique-se de escolher um provedor confiável que ofereça um bom tempo de uptime e uma boa velocidade de conexão à Internet, dê preferência a servidores dedicados ou VPS gerenciados, para melhor rendimento.

Contrate uma agência especializada em SEO

Não fique quebrando a cabeça a toa e contrate uma agência seo especializada em otimização de sites.

A Agência Glogs é uma agência de marketing digital especializada em SEO e busca orgânica com mais de 15 anos de experiência e mais de 180 projetos desenvolvidos.

Deseja saber como aumentamos o seu tráfego orgânico? Ainda tem dúvidas sobre tráfego e estratégias de SEO?

Entre em contato conosco. Contamos com uma equipe de programadores, redatores, designers e especialistas em SEO, que compreendem as técnicas de escrita, na intenção de produzir textos que chamem a atenção do leitor e fazer com que o seu site fique entre os primeiros nas buscas. 

solicite orcamento

Conclusão

Tráfego orgânico é o conjunto de visitas que um site recebe de maneira espontânea, ou seja, sem utilizar anúncios. Ele acontece quando, por exemplo, os usuários caem no seu site após fazerem uma pesquisa através do google ou do youtube, sem que você tenha investido dinheiro para isso.

Atualmente, a forma mais eficiente de gerar tráfego orgânico para seu site a longo prazo é usando as técnicas SEO para sites e vídeos que resumimos brevemente neste artigo. Para te ajudar nesse processo recomendamos que contrate uma agência especializada, como a Agência Glogs.

A otimização de sites e de vídeos para aumentar o tráfego orgânico é um assunto complexo e você poderia passar muito tempo pesquisando e estudando sobre ele, principalmente porque os motores de busca do Google, Youtube e demais plataformas, estão constantemente mudando os critérios dos seus algoritmos. 

Por fim, é importante destacar que o SEO é um processo contínuo, e por isso é essencial monitorar os resultados obtidos a partir das ações de SEO implementadas e fazer as devidas alterações para continuar obtendo bons resultados.

A Agência Glogs oferece uma análise seo gratuita para que você possa avaliar o estado atual do seu site e identificar as adequações necessárias para alcançar os melhores resultados.

Entre em contato conosco para agendar uma conversa com um dos nossos especialistas em tráfego orgânico.

Marketing


Conheça os cases campeões em marketing digital da Glogs e entre em contato conosco para realizar sua ação de marketing digital.

Atendimento virtual - clique aqui
Fale conosco no (11) 3462-6758
Escritórios
São Paulo
Avenida Paulista, 2202
12º andar, Bela Vista
São Paulo/SP, 01310-100
+55 11 3462-6758
Santiago

Lo Encalada, 243
Oficina 1, 2º piso
Ñuñoa, Santiago, Chile
+56 9 5431-7908